AP da 13 lança cursos de interpretação e produção com bolsa do projeto Novos Olhares

A imersão é uma proposta de aprimoramento para fomentar as artes cênicas como profissão; as inscrições abrem dia 8 de julho

O AP da 13 – Espaço de Criação promove, em parceria com a Photon Cooperativa Cultural, o projeto Novos Olhares, com ações de formação e capacitação nas áreas de atuação e produção cultural, para 32 atores e atrizes domiciliados na cidade de Curitiba. Na imersão de quatro meses, os participantes vão entrar em contato com as produções e linhas estéticas do coletivo, para aprimoramento de ferramentas essenciais para a compreensão das artes cênicas enquanto ofício. 

De acordo com o diretor, dramaturgo, idealizador do projeto e fundador do AP da 13, Eduardo Ramos, o projeto Novos Olhares pretende tornar as minorias ativas enquanto sujeitos singulares e desmistificar rótulos, que geram segregação com a maioria da população. “Para isso, Novos Olhares quer romper barreiras e dar voz aos jovens artistas, que pertencem a alguma minoria racial, étnica ou de gênero e outros que estão à margem da sociedade, fazendo um intercâmbio cultural de aprendizados e de ferramentas para ganharem autonomia e possam se inserir no mercado de trabalho das artes”, explica ele.

Novos Olhares

As atividades do Novos Olhares começam em agosto, com duração de quatro meses. Os interessados podem fazer inscrição no projeto a partir do dia 8 até 26 de julho, pelo Instagram do AP da 13. São 32 vagas e os escolhidos serão anunciados no dia 30 de julho.

Metade das vagas serão reservadas serão preenchidas com preferência para artistas que se declaram como pretos(as), etnia indígena e pessoas trans; os outros 50% das vagas serão destinadas para jovens artistas domiciliados nas regiões periféricas de Curitiba, que se encontram em condições de vulnerabilidade e risco social.

De acordo com Eduardo Ramos, será oferecida uma bolsa auxílio de R$ 400 mensais. “A ideia é aproximar os artistas das regiões descentralizadas, oferecendo suporte financeiro para que eles possam se eximir de preocupações, promover o câmbio com artistas consagrados, oportunizando pontes de acesso na pluralidade do fazer artístico”, diz Eduardo Ramos. 

Leia também: “O Vira-Lata” entra em cartaz nas férias de julho na Tenda Ave Lola

Funcionamento da imersão

Durante o período da imersão, os participantes terão encontros de 3 horas por semana, divididos em 4 turmas, na sede do AP da 13, sob orientação e supervisão de Eduardo Ramos. O projeto conta ainda com sete artistas convidados de áreas diversas, como: Amanda Leal, Moira Albuquerque, Guenia Lemos, Eduardo Giacomini, Lucas Amado, Edith Camargo e Mayara Nassar. Os profissionais já são parceiros do AP e vão dividir suas experiências com os selecionados, por meio de oficinas nas áreas de preparação vocal e corporal, iluminação, cenário, figurino, maquiagem, escrita criativa e produção cultural. 

Após a conclusão dos quatro meses de imersão, as turmas vão desenvolver e apresentar quatro leituras dramáticas, com ingressos gratuitos. Ao longo do curso, a equipe do AP da 13 fará registros das atividades em vídeo , para produção de um minidocumentário.

Sobre o AP da 13

O AP da 13 é uma referência de espaço cultural independente em Curitiba. E movimenta o cenário artístico curitibano há 8 anos, com uma programação multicultural: realização de oficinas de interpretação, residências artísticas, mostras de teatro e dança, festivais e exposições, recebendo neste período mais de 7 mil pessoas entre artistas e público de todo o Brasil. Neste período, o AP colaborou como pioneiro na cidade, na abertura de novos espaços culturais independentes, sendo referência para a classe artística, pelos desenvolvimentos de projetos que fomenta, desde a formação e capacitação de jovens artistas a pesquisas e investigação em novas formas de dramaturgia. 

Cursos Novos Olhares

Inscrições no link da Bio do Instagram do AP da 13 e também neste link, de 8 a 26 de julho.

Imersões e oficinas de 6 de agosto a 12 de dezembro de 2024 

Local: AP da 13 (Rua Treze de Maio, 1001 – Centro) 

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima