Filme “Contrações” fala sobre proibição do aborto no Tennessee e ataques aos direitos das mulheres

Enquanto o “PL do estupro” gera indignação no Brasil, Olhar de Cinema exibe obra de Lynne Sachs confronta questões sociais e políticas

O curta-metragem “Contrações”, da cineasta nova-iorquina Lynne Sachs, está na programação da Mostra Competitiva Internacional do Olhar de Cinema, com sessão no dia 18 de junho, às 16h, no Cine Passeio. O filme foi selecionado para o festival antes da aprovação de urgência do PL do Aborto – nº 1.904/2024 contecer em votação-relâmpago na Câmara dos Deputados, provocando indignação e levando manifestantes às ruas em vários estados do Brasil. 

Leia também: Ato contra “PL do estupro” reúne manifestantes pelas ruas de Curitiba

Manifestação em Curitiba (14), reuniu centenas de pessoas contra o “PL do aborto”. (Foto de: Tami Taketani/Plural)
Manifestação em Curitiba (14) contra o “PL do aborto”. (Foto de: Tami Taketani/Plural)

A proposta, popularmente chamada de “PL do estupro”, prevê pena de seis a 20 anos de reclusão para meninas e mulheres que abortarem após 22 semanas de gestação, mesmo em casos de estupros, ou seja, a vítima sofre punição maior do que a prevista para quem comete crime de estupro de vulnerável (de oito a 15 anos de reclusão). Situações de risco de morte para a mãe também são penalizadas pelo texto, entre outras.

Leia também: Veja o que os candidatos a prefeito de Curitiba dizem sobre o PL do Aborto

“Contrações”, sobre criminalização do aborto (“Contractions” | Dir. Lynne Sachs | EUA | 2024 | 12’)

O curta-metragem de Lynne já foi selecionado para três festivais fora o Olhar de Cinema, True/False Film Festival, Premiere, Columbia, Missouri; Cosmic Rays Film Festival; e Ann Arbor Film Festival. 

Após a Suprema Corte dos Estados Unidos derrubar o caso Roe x Wade, que garantia às mulheres o direito ao aborto no país, em 2022, 21 estados tornaram o procedimento ilegal nos EUA. A partir de então, a cineasta observa o encerramento dos serviços de aborto em uma clínica na cidade de Menphis, no Tennessee, e ouve um obstetra e também um ativista dos direitos reprodutivos sobre problemas vitais da proibição. 

Com grande experiência na produção de obras feministas, Lynne filma uma performance com 14 mulheres e seus parceiros, para dar voz ao silenciamento imposto às mulheres que perdem direitos e são impedidas de decidir sobre o próprio corpo. 

13º Olhar de Cinema – De 12 a 20 de junho

A 13ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba exibe produções para as crianças, estreias nacionais e internacionais, obras de cineastas paranaenses e filmes clássicos, no Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro); Cinemark Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127, Centro) e no Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451, Cidade Industrial de Curitiba). A exibição especial de abertura é dia 12 de junho, na Ópera de Arame (R. João Gava, 920, bairro Abranches).

Os ingressos estão à venda no site oficial do evento com valores a partir de R$8 (meia-entrada). Todas as sessões no Teatro da Vila são gratuitas.

Os curtas-metragens brasileiros em exibição no festival também poderão ser assistidos gratuitamente, de 18 de junho a 7 de julho, na plataforma de streaming Itaú Cultural Play.

Programação completa e outras informações aqui, e também nas redes sociais oficiais do evento: Instagram @olhardecinema e Facebook.com.br/Olhardecinema. Verifique a classificação indicativa de cada filme e sessões com acessibilidade de audiodescrição.

A 13ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba é realizada por meio do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, sendo também o projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, e pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, com patrocínio do Itaú e Peróxidos do Brasil, apoio do Instituto de Oncologia do Paraná, Sanepar, Cimento Itambé, Favretto Mídia Exterior, e apoio cultural de Projeto Paradiso, Cine Passeio, Instituto Curitiba de Arte e Cultura. Verifique a classificação indicativa de cada filme e sessões com acessibilidade de audiodescrição. A produção é da Grafo Audiovisual.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima