Filme “O Estranho” tem sessão com bate-papo em Curitiba

Após exibição neste sábado (22), no Cine Passeio, a atriz Patrícia Saravy fala sobre o filme em conversa mediada pela jornalista Luciana Melo

O longa-metragem “O Estranho” chega aos cinemas nacionais com uma sessão especial em Curitiba. A exibição será neste sábado (22), às 17h30, no Cine Passeio, com a presença da atriz Patrícia Saravy para conversa mediada pela jornalista do Plural Luciana Nogueira Melo, em seguida do filme.

Com roteiro e direção de Flora Dias e Juruna Mallon, “O Estranho” circulou por festivais e ganhou prêmios como o de Melhor Filme no Queer Lisboa (Portugal) e no Festival Internacional de Direitos Humanos de Nuremberg (Alemanha), o de Melhor Som no Festival de Havana (Cuba) e de Melhor Fotografia e Melhor Som na edição de 2023 do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba.

Sinopse

O Aeroporto Internacional de Guarulhos foi construído sob um antigo território indígena. Nesse espaço onde 35 mil trabalhadores garantem o funcionamento diário, Alê (Larissa Siqueira) tem sua vida atravessada pelas origens do aeroporto e por rastros de um passado em constante transformação. Seguindo personagens cujas vidas se cruzam no dia a dia, o olhar se fixa não sobre aqueles que passam, mas sobre o que permanece num local impregnado pelas feridas originárias de um país.

“O Estranho”

Filmando no próprio Aeroporto de Guarulhos (SP) e arredores, a produção é definida pelos diretores como uma imersão no território de Guarulhos. “Quanto mais orientamos nosso olhar (e câmera) para os espaços e para as rotinas diárias dos trabalhadores do aeroporto, mais essa realidade se tornou rica e surpreendente”, fala a dupla. “Ao lado do aeroporto encontramos bairros urbanos populosos, mas também comunidades rurais, sítios arqueológicos escondidos, e povos indígenas em processo de retomada.”

Anteriormente os dois trabalharam juntos em “O Sol nos meus olhos” (2012) e, neste novo longa-metragem, uniram interesses em comum, como a pesquisa cinematográfica enquanto processo de autoconhecimento e de ativação da memória ancestral, passando pela busca por território e construção de paisagem. “Concebemos a paisagem não como um lugar de simples contemplação, mas como um espaço de luta de forças sociais, de confronto de diversas temporalidades e cheio de camadas de significação. Assim como o universo interior de uma pessoa, a paisagem é um processo pulsante e em constante construção”, explicam os cineastas.

Exibição especial do filme “O Estranho”, com bate-papo

Sessão seguida por conversa com a atriz Patrícia Saravy, mediada pela jornalista Luciana Nogueira Melo.

Neste sábado (22), 17h30, no Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro, Curitiba). Ingressos a partir de R$ 12,80 (meia-entrada), à venda no site Ingresso.com

Outras informações e ficha técnica no site da distribuidora Embaúba Filmes.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima