Luiz Bertazzo volta a Curitiba para oficina de roteiro gratuita

O roteirista de “Casa Izabel” e “Alice Junior” também está no elenco de "Ainda estou aqui", de Walter Salles, ovacionado no Festival de Veneza, e vem à cidade para participar do Friaca

“A Produção de Roteiro com Narrativas LGBTQIA+”, que será conduzida por Luiz Bertazzo, roteirista dos longa-metragens “Alice Junior”, “Casa Izabel” e “Alice Junior 2 – Férias de Verão”, produções da Beija Flor Filmes.

Quem sonha ser roteirista ou quer trabalhar com narrativas LGBTQIA+ no cinema e na televisão vai ganhar um empurrãozinho do Friaca, Festival de Roteiro Audiovisual de Curitiba. É que, durante o evento, acontece a segunda edição da oficina “A Produção de Roteiro com Narrativas LGBTQIA+”, com ninguém menos que Luiz Bertazzo, sul-mato-grossense que cursou Artes Cênicas na Faculdade de Artes do Paraná (FAP/Unespar), em Curitiba. Ele é roteirista dos longas-metragens “Alice Junior”, “Casa Izabel” e “Alice Junior 2 – Férias de Verão”, e está no elenco do filme brasileiro “Eu ainda estou aqui”, ovacionado por dez minutos no Festival de Veneza, o mais antigo do mundo.

Inscrições gratuitas

A oficina será de 13 de setembro (sexta-feira), das 10h30 às 13h e das 14h às 17h30, no Cine Passeio. As inscrições são gratuitas e têm início nesta quarta-feira (4), a partir das 14h, no link disponibilizado na bio do perfil de Instagram do Friaca.

Voz para as próprias histórias

Na oficina, Bertazzo fala sobre a história e a evolução das narrativas LGBTQIA+ no audiovisual e discute construção de personagens, elementos e subtramas, além de apresentar um estudo de caso do filme “Alice Junior” para demonstrar como histórias pessoais podem estabelecer conexões entre o espectador e a obra cinematográfica.

“Estou muito feliz por poder realizar mais uma vez esta oficina na cidade de Curitiba, onde me formei artisticamente e comecei minha carreira como roteirista. A oportunidade de compartilhar minha experiência como roteirista LGBTQIA+ abre caminhos para inspirar novos artistas interessados neste tema, ampliando e difundindo as produções queers”, fala o artista. “Espero que essas produções deixem de ser vistas como ‘nichadas’ dentro dos festivais e das plataformas de exibição, sendo reconhecidas como legítimas dentro da cultura brasileira. Para isso, trago à oficina a importância de construir personagens que demonstrem suas particularidades dentro da comunidade, mas que também sejam potentes em suas narrativas, a ponto de universalizá-las”, diz ele.

Além de ministrante, o roteirista e ator será consultor de curtas-metragens no Friaca LAB – Laboratório de Roteiros que acontece na programação do festival em Curitiba.

Luiz Bertazzo

Com uma carreira de destaque tanto como ator quanto roteirista, Bertazzo escreveu o longa-metragem “Alice Júnior” (2019), que estreiou no Festival de Berlim e conquistou prêmios como o do Festival de Brasília e o Paulo Gustavo de Melhor Roteiro de Comédia pela Associação Brasileira de Autores Roteiristas (Abra). “Casa Izabel” (2022) foi seu segundo longa-metragem e estreou no Cine PE, conquistando cinco prêmios, entre eles o de melhor filme. Em 2021, ele entrou para a rede de Talentos Paradiso pela incubadora de desenvolvimento de roteiros com o projeto de longa-metragem “Loba”; e em 2024, foi indicado pela Abra ao prêmio Abraço de Excelência em Roteiro.

Como ator, Bertazzo tem no portfólio as séries “Cidade de Deus: A Luta Não Para” (Max), “Betinho: No Fio da Navalha” (Globoplay), “Notícias Populares” (Canal Brasil), e “Irmandade” (Netflix), além dos filmes “Baby”, de Marcelo Caetano, e “Eu ainda estou aqui”, ovacionado por dez minutos na estreia durante o Festival de Veneza, o mais antigo do mundo.

Leia também: Filme paranaense ganha menção honrosa no festival Metrô

“Casa Izabel”

A oficina faz parte da contrapartida social do projeto de lançamento comercial do filme “Casa Izabel” (dirigido por Gil Baroni), viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, com produção da Moro Filmes e Olhar Filmes. Esta é a segunda ocasião em que a oficina será ministrada. Na primeira edição, as inscrições esgotaram em poucas horas.

Produzido no Paraná, o longa-metragem “Casa Izabel” esteve em cartaz nos cinemas brasileiros entre os meses de junho e julho deste ano. Sua história retrata um retiro de crossdressers em uma casa isolada, onde homens escapam da realidade opressiva da ditadura militar brasileira dos anos 70 vestindo-se como mulheres. No entanto, a aparente liberdade começa a desmoronar quando o sistema vigente na época se infiltra no local. A direção é de Gil Baroni, com roteiro de Luiz Bertazzo. No elenco estão nomes como Luís Melo, Laura Haddad e Jorge Neto

“A Produção de Roteiro com Narrativas LGBTQIA+”

Oficina com Luiz Bertazzo, no Friaca – Festival de Roteiro Audiovisual de Curitiba

Data e horário: 13 de setembro (sexta-feira), das 10h30 às 13h e das 14h às 17h30

Local: Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410, Centro, Curitiba, PR).

Inscrições a partir das 14h de 04/09 (quarta-feira), no link disponibilizado na bio do perfil de Instagram do festival

Classificação indicativa: para pessoas a partir de 16 anos

Oficina gratuita

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima