Mestre Kandiero lança no Festival da Palavra “Curitiba me lembra Palmares”

O mais novo livro do do Zelador Cultural de Curitiba, agora de poesia, coloca "um pouco de café neste leite quente" 

“Curitiba me lembra Palmares”, livro de poesia do Mestre Kandiero, será lançado no Festival da Palavra, nesta quinta-feira (20), às 15h30, no Memorial de Curitiba. O evento é gratuito e o autor estará presente para sessão de autógrafos.

A publicação é da Humaita, editora com catálogo dedicado à Literatura Negra e Oralidades Afroparanaenses, e reúne poemas que colocam “um pouco de café neste leite quente”. Ou seja, com registro artístico, contestam a história e o discurso majoritariamente pregados como oficiais sobre a formação do Paraná e de Curitiba.

Nas páginas da obra, sensibilidade e sagacidade estão lado a lado para mostrar o quanto o protagonismo à gente preta é negado até hoje e como isso se deve a privilégios materiais, mas também simbólicos. A arte está ali para denunciar que a transmissão formal de saberes omitiu a consciência negra, a qual ficou restrita, por exemplo, às religiões de matriz africana. São textos que resgatam a memória de bairros, personalidades, e orixás, entre outros. 

Leia também: Livro “O bispo negro” critica o Paranismo por refletir ideais racistas dos séculos 19 e 20

Lançamento de “Curitiba me lembra Palmares”, autor Mestre Kandiero

No Festival da Palavra de Curitiba. Nesta quinta-feira, dia 20/06, 15h30, no Memorial de Curitiba.

Mestre Kandiero - Curitiba me lembra Palmares

“Curitiba me lembra Palmares”: Textos poéticos de Mestre Kandiero, o Zelador Cultural de Curitiba, evocando temas como africanidades, ancestralidade, relações étnico-raciais, afrobrasilidade, religiões de matriz africana, multiculturalismo, diversidade, consciência negra, invisibilidade, antirracismo e personagens marcantes da história e cultura afro-brasileira e afro-paranaenses.

Colombo: Editora Humaita. 120 páginas. Preço de capa: R$ 55, Para comprar online, visite o site da editora.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima