Aluno do Colégio Estadual vai a Harvard participar de simulação da ONU

Arthur Cavalari, estudante da terceira série do Colégio Estadual do Paraná vai para os Estados Unidos em janeiro

O estudante da terceira série do Colégio Estadual do Paraná (CEP), Arthur Cavalari, 17 anos, se prepara para sua primeira viagem internacional. Cavalari parte para os Estados Unidos em janeiro de 2025 rumo a duas simulações da ONU (Organização das Nações Unidas) que acontecem nas universidades de Harvard e Yale.

Cavalari recebeu a notícia de que iria para os Estados Unidos no início de junho, mas sua trajetória nas simulações da ONU começou bem antes. “Na metade de 2023, recebi um convite de um colega para organizarmos uma simulação da ONU no colégio. Eu já tinha visto outros eventos on-line, mas nunca tinha participado. Desde então, vim participando de diversas simulações da ONU, de forma on-line, com estudantes de todo o Brasil”, diz. Ao longo de um ano, Cavalari já participou de mais de 20 simulações. 

O jovem é morador de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, mas por estudar e trabalhar na capital do Paraná já se vê quase como um curitibano. Aos 17 anos, Cavalari já traça os próximos passos de sua jornada acadêmica. “Tenho duas pretensões de ensino superior, que são Direito e Relações Internacionais. Direito é mais viável do que relações internacionais. De todo modo, tenho a pretensão de seguir carreira diplomática ou política”, diz Cavalari.

Leia também: Ser Uber em Curitiba só vale a pena a partir de 50 horas por semana

Estudante a vida toda de instituições públicas, Cavalari relembra que espaços como esse também pertencem a alunos do ensino público. “Tem uma ideia construída de que esses espaços pertencem à elite. Ver que pessoas como eu, meus colegas e amigos, estudantes de ensino público estão ocupando lugares importantes em simulações internacionais, na política, no cenário nacional é extremamente recompensador”, afirma ele.

Cavalari foi selecionado para participar da simulação após um processo seletivo promovido pelo Instituto Bouvier. O instituto ajuda o estudante a se preparar para as simulações por meio de mentorias, mas o custeio da viagem será feito por Arthur e sua família, que assim como o jovem, está nervosa, ansiosa e feliz com a viagem.

Na vaquinha que Cavalari promove ele diz que seu “sonho de ir para Harvard se tornou tangível, mas infelizmente como nem tudo são flores, o custo para ir é muito alto e não consigo pagar. Por isso venho pedir a você que chegou até aqui e conheceu um pouco da minha história que me ajude a realizar esse sonho”. Cavalari embarca no dia 20 de janeiro, a primeira parada é em Harvard, depois o jovem vai para Yale.

Simulação da ONU

As simulações da ONU seguem o Modelo de Simulação das Nações Unidas (MUN) e são uma atividade que pode ser promovida por qualquer um que se interesse em aprender mais sobre o funcionamento da ONU.

As simulações consistem em encontros educacionais, promovidos por jovens estudantes ou universitários, que representam e debatem sobre questões globais a partir das perspectivas e crenças dos países.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

error: Content is protected !!
Rolar para cima