O déficit do transporte coletivo de Curitiba chegou a R$ 82 milhões em junho. De abril para maio de 2024, o custo real da Rede Integrada de Transporte deu um salto de R$ 6,3 milhões após a URBS ter reajustado a tarifa técnica – a que é paga às empresas concessionárias – em R$ 0,56, indo de R$ 6,6041 para R$ 7,1553. O aumento fez o déficit mensal do sistema ir de R$ 7,4 milhões para R$ 13,7 milhões.
O custo real do transporte coletivo será provavelmente um dos principais temas das eleições municipais deste ano em Curitiba. Em 2023, o município subsidiou R$ 154 milhões do valor pago às concessionárias. Este ano a prefeitura ainda terá o custo adicional de aquisição de ônibus elétricos, cuja compra permanece suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado.
Apesar do alto investimento, o sistema tem perdido passageiros. A média mensal de passageiros em 2024 já é 10% menor que a de 2023. Desde 2010, quando o serviço foi licitado, a cidade já perdeu mais da metade dos passageiros do transporte coletivo, que foi de uma média de 25 milhões de usuários por mês para 11 milhões.
A passagem de ônibus em curitiba deveria ser mais barata, para os usuários voltarem a usar , tipo R$ 4,00 reais.
E domingos e feriados preço menor da tarifa.