Gaema apura denúncia sobre danos ambientais no Marumbi e no Pico Paraná

Ministério Público recebeu denúncias sobre atividades que causam danos ambientais nos locais

O Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema), instaurou procedimento administrativo para apurar possíveis danos ambientais nos parques estaduais Marumbi e Pico Paraná, no litoral.

Uma denúncia foi feita em abril e, de acordo com publicação em diário oficial, houve abertura do procedimento administrativo em maio deste ano.

Conforme o denunciante, a prática de rally tem provocado danos ambientais nos locais citados. Isso porque as áreas de acampamento nos parques do Marumbi e Pico Paraná provocam riscos para a fauna e flora.

Leia também: Aclamado como herói por evangélicos e comunidade LGBT, Oziel Santos é sepultado

“No Parque Marumbi funciona o controle de acesso pelo lado de Morretes do IAT, porém ao lado de Piraquara onde fica o Morro do Canal não há esse cuidado, já que é feito por uma área particular (…) Por lá estão abrindo e afundando o solo já frágil ao redor de imensas rochas, no trecho da gruta, o que é um risco”, diz a denúncia.

Ao Plural o MPPR informou que neste momento “avalia quais medidas serão adotadas para obtenção de informações atualizadas sobre as condições dos parques citados e as estratégias para aprimorar essas unidades de conservação”.

O Gaema solicitou informações complementares ao denunciante e ainda não houve pronunciamento no processo do Instituto Água e Terra (IAT). A reportagem também tentou ouvir o IAT, do Governo do Paraná, mas não obteve retorno até o fechamento deste texto.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Gaema apura denúncia sobre danos ambientais no Marumbi e no Pico Paraná”

  1. Acredito que o esporte causador dos danos não seja o rally (praticado com veiculos automotores) e sim corrida de aventura ou algo parecido, até porque a descrição dos danos contido na reportagem evidencia que foram feitos por pessoas a pé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima