Professores das universidades encerram greve, mas técnicos administrativos permanecem

Aulas devem retomar na próxima semana na UFPR e na UTFPR está prevista assembleia

Os professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) aprovaram, em assembleias, o fim da greve. Eles decidiram aceitar a proposta do Governo Federal. As aulas serão retomadas normalmente na segunda-feira (24) na UFPR e está prevista assembleia para terça-feira (25) na UTFPR para ajustar o calendário.

O Governo propôs um reajuste em duas parcelas, a partir do ano que vem. O primeiro aumento, de 9%, será pago a partir de janeiro de 2025. Já o segundo reajuste, de 3,5%, será pago em abril de 2026. Além disso, foi acordada uma reestruturação de carreira, com aumento das progressões de 4% para 4,5% e chegando até 6% para algumas classes de docentes. Também foi acertada a garantia de progressão e promoção uma vez solicitado em até seis meses, após atendidos os requisitos.

Leia também: Carol Dartora mostra a língua para deputado do PL e pode ir a Conselho de Ética

Os professores estavam em greve há cerca de dois meses, após aderiram ao movimento iniciado pelos técnicos administrativos.

Na UTFPR houve 210 votos favoráveis ao retorno das atividades dos professores. Na UFPR, 174.

Técnicos

O movimento de greve começou há mais de três meses, quando os técnicos-administrativos iniciaram a paralisação. Eles cobram reajustes, reestruturação nos avanços na carreira e melhores condições de trabalho.

Na próxima semana estão previstas assembleias para que os trabalhadores discutam se aceitam a proposta do Governo.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima