A jornalista Rosiane Correia de Freitas transformou em livro a campanha de crowdfunding realizada para permitir o lançamento do Plural. O e-book “Bote a sua ideia na rua”, disponível na Amazon, explica como foi possível lançar um jornal com base exclusivamente em uma campanha de crowdfunding, e dá dicas para que outras pessoas possam iniciar seus projetos da mesma maneira.
O Plural foi lançado no início de 2019, depois de uma campanha bem-sucedida de assinaturas no Catarse. Como coordenadora do projeto, Rosiane foi responsável por organizar a campanha, estruturando os valores de assinatura, as recompensas e a divulgação do novo jornal.
Crowdfunding
Entre os meses de dezembro de 2018 e 2019, a campanha conseguiu atrair centenas de assinantes, permitindo que o jornal entrasse no ar em 14 de janeiro de 2019 já com sustentabilidade mínima garantida. A partir daí, outros meios de financiamento foram adicionados para permitir a expansão do projeto.
Em 45 páginas, “Bote sua ideia na rua” explica como é possível replicar essa estratégia, quais sites usar, e como usar a seu favor os mecanismos de divulgação da Internet. O livro pode ser comprado ou lido gratuitamente para os associados do plano Kindle Unlimited.