Espátula Print Shop quer democratizar o comércio de arte

A loja especializada em papel impresso também será um ponto de encontro para quem gosta do assunto; a inauguração é neste sábado (6)

A inauguração da Espátula Print Shop está marcada para este sábado, 6 de julho, das 14 às 18h. O endereço, na galeria das Arcadas de São Francisco, no Largo da Ordem, também será um ponto de encontro para os que costumam caminhar pelo centro histórico e, principalmente, para quem gosta de arte. No mesmo dia, entra em cartaz a exposição de serigrafias “Coleções #01”, no segundo andar do espaço.

Primeira print shop de Curitiba

Em diversas cidades do mundo, as lojas de artes gráficas – especializadas em papel impresso, ou seja, cartazes, gravuras das mais diversas técnicas, publicações independentes e muitos outros produtos que derivam dessas artes – não são novidade. Geralmente trabalham com acervo de obras de artes em tiragens limitadas, assinadas e numeradas pelos autores, com diferentes temáticas e estilos. 

As print shops têm por essência uma visão mais democrática e acessível da comercialização de arte. É uma outra lógica, menos especulativa, que dá sustento a estes empreendimentos. A curadoria é outro traço particular dessas lojas, como quase sempre são empreendimentos pequenos, geridos por artistas ou produtores culturais e independentes, a escolha é precisa e carinhosa.

Boa parte desse conceito já estava presente em Curitiba graças a Daniel Barbosa e Giuliana Teles, artistas e produtores culturais da cidade que fundaram o Caderno Listrado, que já espalha produção artística por todo o Brasil há quase duas décadas. O acervo tem mais de 500 títulos de obras impressas em serigrafia. 

Agora, a mesma dupla abre a Espátula Print Shop, a primeira do segmento na cidade. A loja ainda tem como artista permanente, apresentando gravuras e arte-objeto, Klaus Koti – O Lendário Chucrobillyman –, que também é músico.

Leia também: Para Laura Haddad, diretora de “Bull”, “a melhor montagem é sempre a próxima”

Espátula Print Shop

Abertura 6 de julho (sábado), das 14 às 18h, na galeria das Arcadas de São Francisco, Largo da Ordem (Av. Jaime Reis, 107). Entrada franca.

Mostra Coleções #01, visitação de 6 até 28 de julho. Entrada gratuita.Outras informações no site da loja ou no Instagram.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima