UFPR abre seleção para curso de Letras especializado em Libras

Curso forma profissionais habilitados a atuar como professores de Libras para surdos ou como segunda língua para ouvintes

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para o curso de Licenciatura em Letras Libras (Língua Brasileira de Sinais) da UFPR. São 30 vagas (8 para ouvintes e 22 para surdos e pessoas com deficiência), mais uma vaga suplementar para candidatos da ampla concorrência que se enquadrem como pessoas com deficiência. Os interessados podem se inscrever até o dia 29 de agosto, pelo site do Núcleo de Concursos da UFPR.

Do total de vagas ofertadas para ingresso no curso em 2025, no mínimo 50% são reservadas para candidatos que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas (com subcotas para estudantes de baixa renda, pretos, pardos, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência). O restante das vagas é para a ampla concorrência.

A seleção será feita por meio de avaliação do histórico escolar dos candidatos. Caso o número de selecionados seja maior que o número de vagas, haverá uma segunda etapa, que consistirá em uma prova prática de conhecimentos específicos em Libras.

A taxa de inscrição para o PS Letras Libras é de R$ 195,00. Candidatos que não tenham condição financeira de arcar com o valor podem pedir isenção de taxa até o dia 9 de agosto, desde que se enquadrem numa das seguintes condições: a) estar inscrito no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico) ou b) ser estudante de escola pública ou bolsista integral de escola da rede privada não inscrito(a) no CadÚnico e ter renda familiar mensal de no máximo 1,5 salário mínimo por pessoa.

O curso

Criado em 2015, o curso de Licenciatura em Letras Libras forma profissionais habilitados a atuar como professores de Libras como primeira língua para surdos no ensino fundamental e médio, ou como professores de Libras como segunda língua para ouvintes, nos mesmos níveis de ensino. Além disso, o profissional pode atuar também no ensino de Libras em contextos de educação não-formal – por exemplo, em federações e associações de surdos.

O curso é noturno e tem duração de quatro anos. As aulas são ministradas em Libras, sem interpretação em Português – com exceção de disciplinas ministradas por professores de outros departamentos que não dominam a Língua Brasileira de Sinais (nesses casos recorre-se a um intérprete).

O edital do processo seletivo está disponível aqui e tem uma versão em Libras, que pode ser acessada aqui. O Núcleo de Concursos também preparou um Guia do Candidato, com informações detalhadas para quem deseja se inscrever no processo.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima