A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) em Paranaguá recebeu na última semana relatos de usuários contatados por pessoas se passando por defensores. Nas mensagens, os supostos defensores utilizam informações pessoais de usuários, e afirmam ser advogados particulares na tentativa de obter dados pessoais adicionais ou pagamentos indevidos.
Segundo a DPE-PR, o órgão não realiza atendimento por meio de escritórios de advocacia particular e não envia mensagens via WhatsApp se identificando como advogado(a). Ainda segundo a defensoria, um boletim de ocorrência já foi registrado e a instituição analisa as medidas cabíveis.
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Em nota publicada, a defensoria reforçou “a orientação à população para não fornecer número de telefone, documentos ou outras informações a essas pessoas. Em caso de envio de dados pessoais, a Defensoria Pública não poderá se responsabilizar”.
Os usuários de Paranaguá que receberem mensagens suspeitas podem procurar o atendimento da Defensoria Pública diretamente na sede ou entrar em contato por meio do telefone: (41) 7403-0017 (WhatsApp). O alerta se estende a outras cidades do Paraná para que os usuários da DPE-PR não caiam em fraudes.