Eleições 2024: 76% das pessoas que atuarão como mesárias são voluntárias

Ao todo, foram convocadas 15.849 pessoas para trabalhar nas eleições em Curitiba

Em menos de trinta dias ocorre o primeiro turno das eleições 2024. Além do sistema de testes das urnas eletrônicas e o reforço nas ruas por parte dos órgãos de segurança, uma peça primordial para que o pleito se realize são os mesários.

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que 76% das pessoas que vão trabalhar como mesários nas eleições em Curitiba se voluntariaram para a tarefa.

Entre outros, alguns benefícios para quem atua como mesário são: dispensa de trabalho pelo dobro de dias da convocação (ex.: trabalhou como mesário em um turno das eleições, ganha dois dias de folga do trabalho), desempate em concurso público, desempate em caso de promoção, atividade extracurricular para algumas Instituições de Ensino Superior, isenção em taxas de alguns concursos públicos e outros. Quem atuar como mesário também ganha vale refeição no valor de R$ 60 em cada turno da eleição.

Branco, homem e casado: veja o perfil de quem concorre ao cargo de vereador em Curitiba

No Paraná, as mesárias e os mesários que trabalharem no dia da eleição têm direito a meia-entrada em eventos culturais e esportivos. A Lei Estadual nº 21.931/2024 garante o desconto de 50% na compra dos ingressos mediante a comprovação de que trabalhou como mesário nos últimos dois anos.

Segundo o TSE foram convocadas 15.849 pessoas, das quais 222 têm algum tipo de deficiência. Do total geral, 68% são mulheres. Mais de 62% dos mesários são solteiros.

Ainda é possível se cadastrar como mesário voluntário para as eleições deste ano. Para isso basta clicar aqui.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Eleições 2024: 76% das pessoas que atuarão como mesárias são voluntárias”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima