Coletivo Muvuca promove oficina e roda de samba em Guaratuba

Com Denise Faria e participação da Roda das Manas; o evento é neste sábado (14) e celebra a música como ferramenta de empoderamento para mulheres, pessoas trans e não binárias

Na tarde deste sábado (14), um evento especial promovido pelo coletivo Muvuca acontece na Praça dos Namorados, em Guaratuba–PR. A programação tem oficina de percussão com Deise Faria para mulheres, pessoas trans e não binárias, e uma roda de samba aberta ao público, com a Roda das Manas, um grupo de manas, monas e minas que fazem sambas e afins no litoral do Paraná. 

A oficina está marcada para as 13h, com encerramento às 15h, o valor cobrado para participar é R$ 60 e também existem algumas vagas sociais. Já a roda de samba é gratuita, com início às 15h30, mas quem quiser contribuir com o crescimento do coletivo pode adquirir rifas no local ou pelo Instagram do movimento.

Novos instrumentos musicais e integração

Além de ser um momento de confraternização no litoral do Paraná, o evento tem como objetivo proporcionar para mulheres, pessoas trans e não binárias a integração ao grupo. Todas as mulheres que quiserem participar da roda podem chegar e a renda será revertida para a compra de novos instrumentos.

Percussão, segurança e acolhimento

O Coletivo Muvuca surgiu da vontade de mulheres em aprender, ensinar e celebrar a percussão, expressão musical profundamente ligada à cultura popular brasileira. Tudo começou com Gabriela Costa, representante e idealizadora do grupo, ao perceber a falta de uma movimentação cultural e de um espaço específico para mulheres no cenário de Guaratuba. 

Segundo a integrante Ana Carla Bellon, as mulheres percussionistas sempre sofreram discriminação no meio musical e os desafios para conseguir se inserir nesse meio são ainda maiores pela questão do gênero. Com isso, o interesse do grupo não é apenas no ensino-aprendizagem de instrumentos de percussão: “Queremos construir um lugar seguro e acolhedor para todas nós, além de ocupar espaços que também são nossos e que nos foram negados historicamente. Estamos organizadas para acolher as mamães e suas crias, pois pensamos que é fundamental abarcar tudo que faz parte da vida das mulheres e contribuir também enquanto rede de apoio umas das outras.” 

Todas as pessoas que se identificam como mulheres ou pessoas trans ou não binárias são convidadas a compor o coletivo.

Para Bellon, que participa desde o início, o coletivo é um local de pertencimento. Desde a adolescência, tem interesse em percussão e música em geral, mas não conseguia encontrar um grupo no qual se sentisse acolhida e que se interessasse pelos ritmos-base brasileiros, como o samba, o coco, o baião e o maracatu. “No Muvuca, encontrei muito mais que colegas de turma e conhecimento musical, mas amigas e rede de apoio.” Ela também compõe um movimento de empoderamento feminino através do maracatu de baque virado, o Baque Mulher de Matinhos, que mantém diálogo e interesses em comum com o coletivo de Guaratuba.

Leia também: Mostra Literatura Paraná promove oficina gratuita de contação de histórias

Um coletivo, duas frentes

O Muvuca atua em duas frentes de trabalho: na turma de aulas de percussão, que acontecem todo sábado de manhã e têm um valor fixo mensal, com possibilidade de vagas sociais; e no coletivo independente, aberto a todas e todes, que organiza eventos com pessoas convidadas. A presença da Roda das Manas no evento é parte da busca do coletivo por apoio mútuo e pela construção de uma rede de fortalecimento.

Atualmente, quem entra com o conhecimento técnico e prático musical das aulas de sábado é o professor e aliado Zé Fidélis, devido à ausência de mulheres com o conhecimento necessário e a disponibilidade para compartilhá-lo em Guaratuba. 

As interessadas nas vagas sociais das aulas e oficinas devem entrar em contato com as organizadoras pela página do Instagram @muvuca_gtb.

Muvuca convida Roda das Manas

Sábado, 14/09, às 15h30, na Praça dos Namorados, no Centro de Guaratuba – PR.

Gratuito ao público

Oficina da Muvuca com Denise Faria

Sábado, 14/09, das 13h às 15h, , na Praça dos Namorados, no Centro de Guaratuba – PR.

Valor: R$ 60, inscrições pelo Instagram @muvuca_gtb

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima