Marcos Sunye vence o segundo turno e deve ser o próximo reitor da UFPR

Chapa que tem Camila Fachin como vice-reitora foi eleita com 62% dos votos

Os professores Marcos Sunye e Camila Fachin venceram a eleição interna para a Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A chapa Movimento UFPR venceu o segundo turno da consulta à comunidade universitária, realizado nesta quarta e quinta-feira (19), com 9.149 votos, 62% do total. A chapa Avança UFPR, formada por Fernando Mezzadri e Cristina Rodrigues e apoiada pelo reitor Ricardo Marcelo Fonseca, teve 5.732 votos.

Com isso, o nome de Sunye deve encabeçar a lista tríplice que será enviada para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que escolherá o novo reitor. A tradição determina que os candidatos derrotados retirem seus nomes da lista tríplice e, como regra, a Presidência se limita a referendar o nome escolhido pela comunidade acadêmica.,

Sunye concorreu ao cargo de reitor em 2016, quando foi derrotado por Ricardo Marcelo Fonseca. Nesta eleição, sua candidatura era vista como a única de oposição entre as três chapas. Além de Fernando Mezzadri (atual pró-reitor de Planejamento), a professora Graciela Muniz (atual vice-reitora) também lançou sua candidatura, que foi eliminada no primeiro turno, realizado nos dias 10 e 11. 

Em sua campanha, Sunye e Camila Fachin defenderam uma aproximação entre universidade e sociedade, uma maior articulação para buscar recursos, ações para combater à evasão, a realização de obras de manutenção da infraestrutura e a busca por soluções para enfrentar a burocracia interna da universidade. 

Instituição de ensino superior mais antiga do Brasil, a UFPR tem o quinto maior orçamento do Paraná. No ano passado, a universidade geriu aproximadamente R$ 1,8 bilhão em recursos públicos, atrás apenas do governo Paraná e das prefeituras de Curitiba, Londrina e Maringá.

Marcos Sunye nasceu em Curitiba e tem 60 anos. Professor titular do Departamento de Informática da UFPR, foi graduado pela instituição e fez mestrado e doutorado na França. Fez concurso para professor da UFPR em 1997 e ajudou a criar o curso de pós-graduação em Informática. Foi chefe de Departamento de Informática e também dirigiu o Centro de Computação Eletrônica da Universidade e o Setor de Ciências Exatas, por oito anos. 

Camila Fachin nasceu em Curitiba e tem 44 anos. Formada em Medicina pela UFPR, atua como cirurgiã pediátrica no Hospital de Clínicas (HC). Mestre e doutora pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Professora da UFPR desde 2015, exerceu cargos administrativos no HC e atualmente é coordenadora do curso de Medicina da UFPR.

Leia a entrevista com Marcos Sunye e Camila Fachin

Votação

A  chapa formada por Marcos Sunye e Camila Fachin venceu nas sete urnas: professores ativos (1.111 votos, contra 833), professores inativos (136 a 78), técnico-administrativos ativos (1.519 a 552) técnico-administrativos aposentados (90 a 73), servidores do Hospital de Clínicas (577 a 453) e estudantes (5.716 a 3.779, nas duas urnas destinadas ao corpo discente). No primeiro turno, a chapa teve 44,03% dos votos. A chapa de Mezzadri e Cristina Rodrigues ficou com 29,78% e a formada por Graciela Bolzon Muniz e Alexandre Trovon obteve 26,18%.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima