“Latifúndios” na tevê podem definir segundo turno com Pimentel e Ducci

Dados do instituto IRG mostram que desde o começo da campanha na tevê, candidatos com mais tempo cresceram mais

A diferença de tempos na tevê e no rádio pode estar definindo o segundo turno da eleição curitibana. A pesquisa do IRG divulgada nesta semana mostra que desde o começo do Horário Eleitoral Gratuito aumentaram as intenções de voto justamente nas duas candidaturas que têm mais tempo à sua disposição.

Embora hoje todas as campanhas tenham tempo reduzido na comparação com o que acontecia anos atrás, as candidaturas de Eduardo Pimentel (PSD) e de Luciano Ducci (PSB) têm verdadeiros latifúndios televisivos quando comparadas às outras. Pimentel tem mais de quatro minutos a cada bloco e Ducci pouco mais de dois minutos.

No IRG desta semana Pimentel passou a 35% das intenções de voto – um aumento de sete pontos desde o levantamento anterior, feito uma semana antes do início da campanha na tevê. Ducci avançou menos, mas passou de 16% a 17,5%, e com isso – sempre de acordo com o IRG – teria se distanciado dos outros candidatos que brigam pela chance de ir ao segundo turno.

Quem entende de pesquisas diz que o mais importante não são os números do momento, e sim as curvas de crescimento dos candidatos. Se for assim, a estagnação ou queda de Roberto Requião (Mobiliza) e Ney Leprevost (União) seriam um indicativo de que o segundo turno na cidade começa a tomar forma.

Mas, claro, tudo isso depende de o IRG, do professor Ricieri Garbelini, estar certo. Em campanhas recentes, o instituto acertou mais do que errou em Curitiba, mas há outros institutos mostrando realidades bem diferentes. E só na hora de abrir a urna vamos ver quem está certo.

Pesquisa IRG/Setembro

Dados coletados cerca de duas semanas após a campanha na tevê.

Eduardo Pimentel 35%
Luciano Ducci 17,5%
Ney Leprevost 1 1%
Roberto Requião 9,5%
Não sabe / Não respondeu 8,6%
Cristina Graeml 7%
Nenhum / Branco / Nulo 4,8%
Luizão Goulart 3%
Maria Victoria 2,9%
Andrea Caldas 0,5%
Felipe Bombardelli 0,1%
Samuel de Mattos 0,1%

Metodologia: A pesquisa IRG foi contratada pela TV Independência e ouviu 800 pessoas em Curitiba entre os dias 13 e 17 de setembro. A margem de erro é de 3,47% e o nível de confiança é de 95%.

Pesquisa IRG/Agosto

Dados coletados antes do início do Horário Eleitoral Gratuito.

Eduardo Pimentel 28%
Luciano Ducci 16%
Ney Leprevost 14,6%
Roberto Requião 10%
Cristina Graeml 6%
Luizão Goulart 3%
Maria Victoria 2,7%
Andrea Caldas 0,7%
Samuel de Mattos 0,2%
Felipe Bombardelli 0,1%

Metodologia: A pesquisa IRG foi contratada pela TV Band e ouviu 1.000 pessoas em Curitiba entre os dias 22 e 26 de setembro. A margem de erro é de 3,1% e o nível de confiança é de 95%.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Glauber Braga precisa ficar

A esquerda abertamente governista e o governo abandonaram Glauber Braga, usando seu mandato como moeda de troca na tentativa de apaziguar os ânimos com o Centrão e com Arthur Lira

Leia mais »

As árvores somos nozes

A arborização urbana é uma prática essencial para promover a saúde, o bem-estar e a sustentabilidade nas cidades. Ela não só embeleza o ambiente urbano, mas também oferece benefícios tangíveis para a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima