Governo Ratinho anuncia contratação de mais 1,1 mil professores; déficit chega perto de 30 mil

O governo do Paraná anunciou, na véspera das eleições municipais, a convocação de mais 1,1 mil professores para as escolas da rede estadual de ensino. Trata-se de profissionais que foram aprovados no concurso do ano passado. Segundo o sindicato que […]

O governo do Paraná anunciou, na véspera das eleições municipais, a convocação de mais 1,1 mil professores para as escolas da rede estadual de ensino. Trata-se de profissionais que foram aprovados no concurso do ano passado. Segundo o sindicato que representa a categoria, a APP-Sindicato, porém, o avanço é pequeno, uma vez que ainda há mais de 10 mil professores aprovados esperando para serem chamados.

Segundo o governo, A lista com os novos convocados deverá ser publicada nos próximos dias no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pela execução do concurso público em junho de 2023.

De acordo com Élio da Silva, diretor da APP, o número de convocados não resolve nem de longe as necessidades da educação paranaense. “Hoje, temos mais de 30 mil professores temporários. E o concurso teve treze mil aprovados. Ou seja, poderiam chamar pelo menos mais dez mil pessoas, mas ficam protelando, chamando de mil em mil.”

Segundo o diretor, o sindicato não descarta a possibilidade de judicializar o caso, para obrigar o governo a contratar os professores já aprovados em concurso. “Há uma defasagem imensa, e esses professores estão fazendo muita falta na sala de aula, para aprimorar a educação no Paraná”, diz ele.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima