Mapa apreende 10 mil litros de vinho falsificado no Paraná

Ação contou com participação da Polícia Civil e da Polícia Militar. Apreensão aconteceu na região de Curitiba

Em Campina Grande do Sul, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), uma operação resultou na apreensão de 10 mil litros de vinho falsificado. Além disso, foram aprendidos outros produtos que indicaram a falsificação. A marca do vinho não foi divulgada.

A operação envolveu membros do Ministério da Agricultura (Mapa), Polícia Civil (PC) e Polícia Militar (PM) e culminou na apreensão de 800 caixas do produto. As equipes encontraram ainda corantes, conservantes, aromatizantes e açúcar, substâncias proibidas na produção de vinho, o que indicou a adulteração do produto.

O Mapa coletou amostras das bebidas e do álcool para análise. O diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Hugo Caruso, destacou a relevância da atuação integrada entre os órgãos. “O combate às fraudes é essencial para garantir que os alimentos e bebidas que chegam à mesa do consumidor sejam seguros e de qualidade,” disse.

Más condições

Conforme o chefe do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Paraná, Fernando Mendes, o local onde as bebidas eram fabricadas havia má higiene: acúmulo de sujeira e presença de odor de fezes próximo à área de envase. O proprietário não possuía nota fiscal ou autorização para a fabricação.

Confira a lista de restaurantes que participam do Bom Gourmet 2024

Consumidores, ao adquirirem rótulos, devem ficar atentos às identificações dos responsáveis e aos selos do Mapa, para evitar exposição a produtos que podem causar problemas de saúde.

A operação foi registrada no último dia 27 de setembro e o resultado da análise em laboratório ainda não foi divulgado.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima