Cai liminar que censurava reportagens do Plural sobre coação na Prefeitura de Curitiba

Jornal estava proibido de manter reportagens no ar a pedido da campanha de Eduardo Pimentel

Um decisão da Justiça Eleitoral derrubou a liminar que censurava a publicação de três reportagens do Plural sobre a coação a funcionários da Prefeitura de Curitiba. O jornal tinha sido obrigado a retirar as matérias e cinco posts do Instagram que associavam a coação à campanha de Eduardo Pimentel (PSD). As reportagens voltaram ao ar neste domingo.

A coação foi gravada em áudio na Superintendência de Tecnologia de Informação da Secretaria de Administração da Prefeitura. O superintendente Antonio Carlos Pires Rebello disse que estava transmitindo ordens e que cada funcionário precisava colaborar com compra de votos para um jantar em Santa Felicidade que arrecadava recursos para o PSD.

A Prefeitura exonerou o superintendente Rebello e o vice-prefeito Eduardo Pimentel disse que nada tinha a ver com a coação. A campanha de Pimentel foi ao Judiciário e conseguiu que o juiz Marcelo Mazzali concordou com a tese de que as reportagens configuravam “propaganda negativa”.

O Plural entrou com um mandado de segurança e conseguiu derrubar a liminar. “Quando a imprensa é livre, permite-se o debate aberto e plural, elementos cruciais para uma democracia saudável, onde os cidadãos podem participar ativamente e questionar decisões que impactam suas vidas. Limitar essa liberdade enfraquece a própria base da democracia”, afirmou a desembargadora eleitoral Claudia Cristina Cristofani, responsável pelo julgamento do mandado de segurança.

Para o coordenador-geral do Plural, Rogerio Galindo, o espírito da decisão que reverteu a censura é fundamental para que o jornalismo sobreviva. “Não se pode confundir jornalismo com propaganda negativa. A liminar que proibia as reportagens era um perigo para a democracia e é um alívio que a desembargadora Cristofani tenha revertido a decisão.”

Leia as reportagens aqui:

Prefeitura coagiu funcionários a doarem para campanha

Recursos de esquema de doação foram parar também em contas de vereadores

Ministério Público do Trabalho recomenda que Prefeitura devolva dinheiro fruto de coação

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Cai liminar que censurava reportagens do Plural sobre coação na Prefeitura de Curitiba”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima