Divisão acirrada nas zonas eleitorais desenha a corrida no segundo turno em Curitiba

Candidatos se consolidaram em diferentes regiões da capital; bairros do sul votaram em peso em Pimentel; Matriz escolheu Graeml

Curitiba chega a 11 dias do segundo turno da eleição municipal sem ter ainda pesquisas de intenção de voto divulgadas. No primeiro turno, Eduardo Pimentel (PSD) terminou em primeiro lugar com 313.347 votos (33,51%), enquanto Cristina Graeml (PMB) colou no líder com 291.523 votos (31,17%). A curta distância acelerou os posicionamentos, mas não há dados concretos sobre a efetividade das alianças até o momento. Luizão Goulart (Solidariedade) e Maria Victoria (PP) manifestaram apoio a Pimentel, enquanto Requião (Mobiliza) sinaliza para Cristina. Ney Leprevost (União), Luciano Ducci (PSB) e Andrea Caldas (Psol) declararam neutralidade. Caso a participação no segundo turno seja semelhante, cerca de 300 mil votos estarão em jogo até o dia 27 de outubro. 

A partir dos resultados do primeiro turno, dados do TSE indicam um resultado apertado nas dez zonas eleitorais da capital, sendo cinco delas para cada lado. Pimentel venceu com folga no sul da cidade, na 175ª (Campo de Santana, Caximba, CIC “sul”, São Miguel e Tatuquara), com 20 mil votos a mais; e na 145ª (Pinheirinho, Sítio Cercado e Umbará), onde a diferença passou de 12 mil.

Cristina abriu vantagem na matriz, na 177ª (Água Verde, Alto da XV, Centro, Cristo Rei, Jardim Botânico, Parolin, Rebouças e Prado Velho), com 7 mil à frente; e no norte e oeste da capital, na 178ª (Butiatuvinha, Batel, Bigorrilho, Campina do Siqueira, Cascatinha, Orleans, Mossunguê, Seminário, Santo Inácio, Santa Felicidade, São João, São Braz e Vila Izabel), com quase 5 mil votos.

Ducci foi o terceiro mais bem votado nas dez zonas da cidade, com suas três melhores marcas nas zonas eleitorais conquistadas por Cristina (177ª, 1ª e 2ª), e angariou uma média de 21 mil votos. Luizão Goulart teve seu auge nos bairros Cajuru, Capão da Imbuia e Uberaba (3ª zona), com 10.838 votos, e está disposto a transferir os eleitores ao nome da situação. Além disso, Luizão conquistou mais de 9 mil na 2ª zona (Atuba, Bacacheri, Bairro Alto, Boa Vista, Cabral, Hugo Lange, Jardim Social, Santa Cândida e Tingui), região vencida pela candidata do PMB.

A diferença mais baixa foi de 676 eleitores na 4ª zona eleitoral, composta pelos bairros Augusta, Campo Comprido, CIC “norte”, Fazendinha, Portão, Riviera e Santa Quitéria. Nesta mesma leva, Leprevost teve o seu segundo melhor resultado: 8.018 votos.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima