No último dia de votações, Assembleia aprova avanços na carreira de técnicos da educação

APP comemora avanços, mas diz que seria possível avançar mais; goverrno Ratinho promete melhorar proposta em 2024

A Assembleia Legislativa aprovou finalmente, no último dia de votações do ano, a reestruturação da carreira dos técnicos que trabalham nas escolas estaduais Paraná. Embora as mudanças sejam consideradas abaixo do que seria justo, o sindicato da categoria, a APP, considera que houve avanços para os 15 mil trabalhadores que exercem essas funções. Há promessa do governo do estado de avançar no primeiro semestre do ano que vem.

Os agentes educacionais eram a única carreira do estado que seguiam sem reestruturação, dentre todas as secretarias. Os salários estavam defasados a ponto de obrigar o governo a complementar os vencimentos com uma gratificação, caso contrário os concursados receberiam abaixo do salário mínimo nacional. Com as mudanças aprovadas nesta terça (12), o menor salário passa a ser de R$ 2 mil para os servidores sem exigência de Ensino Médio (zeladoras, merendeiras, porteiros, por exemplo), e de R$ 4 mil para os que têm Ensino Médio (secretárias, pessoal administrativo etc).

A aprovação só aconteceu depois de muita pressão do sindicato. O projeto chegou na Assembleia nesta segunda (11), após a APP fazer um trabalho de convencimento com os 54 deputados estaduais. O governador Ratinho Jr. (PSD), no entanto, não autorizou a sua bancada a aprovar as emendas apresentadaspor deputados de oposição, a pedido do sindicato. As emendas garantiam avanços na remuneração, para que os profissionais da educação não ficassem atrás de outras categorias.

Na sessão desta terça, o líder do Governo Ratinho na Assembleia,deputado Hussein Bakri (PSD), se comprometeu pessoalmente a apresentar melhorias no que foi aprovado. Segundo ele, não houve tempo, devido à pressa para encerrar o ano legislativo, para construir um consenso em torno do que poderia ser votado,mas isso poderá ser feito com calma no início de 2024.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima