Ratinho pode escolher entre duas mulheres e um homem para vaga de desembargadora

Paraná tem uma das maiores disparidades de gênero no Judiciário do país

O Tribunal de Justiça do Paraná montou a lista tríplice de advogados que vão concorrer a uma vaga de desembargador pelo quinto constitucional. A lista final, para substituir a desembargadora Regina Portes, que se aposentou, tem duas mulheres e um homem. Há uma pressão sobre o governador Ratinho Jr. (PSD) para que escolha uma mulher, caso contrário, a proporção já pequena de desembargadoras cairá ainda mais. Hoje o Paraná é o 18º no ranking nacional de disparidade de gênero entre os tribunais estaduais.

A lista ficou com os nomes de Luciana Carneiro de Lara (106 votos); Alexandre Correa Nasser de Melo (72 votos); e Helena de Toledo Coelho (68 votos). Cabe exclusivamente ao governador a escolha a partir de agora.

Na sessão desta segunda (7), o TJ também promoveu dois juízes a desembargador. O juiz de direito substituto em segundo grau Sergio Luiz Kreuz foi promovido pelo critério de merecimento. Ele preencherá a vaga decorrente do falecimento do desembargador Vicente Del Prete Misurelli. Já a juíza Cristiane Tereza Willy Ferrari, da 2ª Vara de Família e Sucessões e Acidentes do Trabalho, do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Londrina, foi promovida pelo critério de antiguidade. Ela vai ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Luiz Lopes.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

As árvores somos nozes

A arborização urbana é uma prática essencial para promover a saúde, o bem-estar e a sustentabilidade nas cidades. Ela não só embeleza o ambiente urbano, mas também oferece benefícios tangíveis para a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável

Leia mais »

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima