TRE aprova candidatura de Sergio Moro ao Senado por unanimidade

Sergio Moro teve sua candidatura contestada por várias ações diferentes

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná deferiu por unanimidade nesta sexta (16) a candidatura do ex-juiz Sergio Moro (União) ao Senado. Todas as seis contestações feitas à elegibilidade de Moro foram derrubadas por 5 votos a 0. Com isso, a não ser que haja recursos aos tribunais superiores, o ex-juiz da Lava Jato está liberado para disputar a eleição dentro de duas semanas.

Sergio Moro teve sua candidatura contestada por várias ações diferentes, movidas por partidos adversários como a federação liderada pelo PT e a candidata ao Senado Desiree Salgado (PDT). A base das contestações é a mudança de domicílio eleitoral durante o período em que ele se mudou para São Paulo, para tentar ser candidato a presidente pelo Podemos. A transferência do título de eleitor foi julgada inválida pela Justiça Eleitoral de São Paulo, mas houve duas consequências.

Por um lado, Moro teria ficado com o domicílio eleitoral em SP até a decisão do TRE paulista. E por isso não teria seis meses de domicílio eleitoral no Paraná, requisito básico para a elegibilidade. Por outro, o ex-juiz mudou de partido, passando do Podemos para o União Brasil enquanto estava em São Paulo. E por isso, o processo de filiação dele estaria irregular e fora de prazo.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

error: Content is protected !!
Rolar para cima