Vereadores de Curitiba querem criar o Dia do Conservadorismo

Proposta é que a data escolhida seja 10 de março de cada ano

Tramita na Câmara de Curitiba um projeto de Lei que pretende criar o Dia do Conservadorismo na cidade. A sugestão do vereador Pastor Marciano Alves, autor da proposta, é que seja escolhido para a comemoração o dia 10 de março de cada ano.

Segundo o vereador, que é parte da bancada evangélica de Curitiba, o conservadorismo é “uma corrente de pensamento político que defende a valorização e conservação de instituições sociais, conceitos e princípios morais que já estão determinados em uma sociedade”.

O projeto já passou pela Comissão de Constituição e Justiça, mas não conseguiu aprovação nas outras duas comissões onde já foi debatido. Tanto a Comissão de Educação quanto a de Direitos Humanos continuam protelando a votação, por não haver maioria para a aprovação.

Não seria surpresa se a proposta passasse. Sempre conservadora, a Câmara de Curitiba nos últimos anos aderiu em boa medida às medidas reacionárias ligadas ao bolsonarismo e aos movimentos religiosos de extrema direita.

Recentemente, a Câmara de Curitiba chegou a aprovar uma homenagem a Olavo de Carvalho, uma espécie de guru do conservadorismo mais rasteiro do país – a cidadania honorária só foi barrada pela Prefeitura, sob o argumento de que mortos não podem receber esse tipo de homenagem.

Uma curiosidade: o dia 10 de março, escolhido para a celebração, é uma data tipicamente associada ao nazismo – foi o dia em que Hitler, quebrando o pacto de Munique, invadiu Praga, dando mais um passo rumo à Segunda Guerra Mundial.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

error: Content is protected !!
Rolar para cima