Eleições 2024: Programa Voto com Orgulho promove a luta pelos direitos LGBTI+ em candidaturas

Em sua 8ª edição, o programa já reúne mais de 100 candidaturas em todo o Brasil, com o Paraná e Curitiba se destacando pelo maior número de adesões.

As Eleições Municipais de 2024 ocorrerão em todo o país neste domingo 06/10). Para pautar a promoção e a proteção dos direitos humanos da Comunidade LGBTI+ nas candidaturas à prefeitura e à vereança está sendo realizado o Programa Voto com Orgulho. Em sua 8° edição,  o programa é promovido pela Aliança Nacional LGBTI+, Grupo Dignidade e Grupo Arco-Íris, em parceria com diversas organizações de todo o Brasil. 

Com alcance nacional, o Voto com Orgulho já conta com mais de 100 candidaturas registradas em todo o Brasil, incluindo pessoas LGBTI+ e aliadas. O Paraná se destacou como o estado com o maior número de adesões, sendo Curitiba a cidade com maior engajamento, com 54 adesões no estado e 32 só na capital. As candidaturas do Paraná inscritas no programa estão disponíveis no Instagram do Grupo Dignidade: www.instagram.com/grupodignidade.

Frente ao conservadorismo presente no estado, o coordenador do programa no Paraná e diretor administrativo do Grupo Dignidade, Mateus Cesar, reforça a importância da iniciativa: “A pauta LGBTI+ está profundamente enfraquecida, tanto no legislativo quanto no executivo, e isso precisa mudar. O advocacy e o ativismo nos levam até certo ponto, mas só será possível transformar a realidade de forma efetiva quando tivermos poder político de verdade, ou seja, um poder político institucional”.

Com o intuito de trabalhar de uma forma ampla, o Voto com Orgulho é um programa pluripartidário. Segundo a presidenta do Grupo Dignidade e Diretora Administrativa da Aliança Nacional LGBTI+, Rafaelly Wiest, qualquer pessoa pode preencher e aderir o termo de compromisso do programa: “Cada pessoa do Paraná que assina, divulgamos na página do Grupo Dignidade para mostrar que essa pessoa se comprometeu com esse termo. Com isso, conseguimos cobrar quem assinou, caso a pessoa seja eleita. É uma maneira de defender a nossa comunidade, em qualquer mandato que tenha assinado o termo”.

O termo de compromisso apresenta propostas para promover a cidadania e os direitos da comunidade LGBTI+, principalmente nas áreas de saúde, educação, assistência social e trabalho. Construído a muitas mãos, o termo é baseado em documentos produzidos ao longo do tempo pelo movimento LGBTI+, destacando questões prioritárias que devem ser tratadas nas políticas públicas anualmente. As propostas são adaptadas para a atuação na vereança e na prefeitura, confira:  bit.ly/TermoVotoComOrgulho

Conforme o coordenador nacional do Voto com Orgulho, Cláudio Nascimento, o programa tem quatro objetivos principais: pressionar o poder público a debater pautas LGBTI+ nas políticas públicas; incentivar os partidos a incorporar essas pautas; estimular a comunidade LGBTI+ a lançar candidaturas e promover um maior processo de politização, destacando a importância de votar em candidaturas LGBTI+ ou aliadas comprometidas com a causa. 

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima