Festival Varilux traz ao Brasil Matthieu Delaporte e Patrick Mille para exibição de “O Conde de Monte Cristo”

"O Conde de Monte Cristo" (Foto: Divulgação Paris Filmes.)
O diretor e o ator apresentarão o filme baseado na obra de Alexandre Dumas que foi exibido em Cannes e já vendeu 9 milhões de ingressos na França

Inspirado no livro de Alexandre Dumas, o filme “O Conde de Monte Cristo” será exibido pela primeira vez no Brasil durante o Festival Varilux de Cinema Francês, que ocorre entre 7 e 20 de novembro. Para apresentar o longa-metragem (com quase tês horas de duração), o diretor Matthieu Delaporte e o ator Patrick Mille virão ao país e participam da abertura do evento dias 5 e 6, em São Paulo e no Rio de Janeiro. A adaptação para o cinema conquistou a crítica e também o público; na França, o filme já soma mais de nove milhões de ingressos vendidos, foi exibido no Festival de Cannes de 2024 e esteve entre os pré-selecionados para representar a França no Oscar 2025 (perdeu para o musical “Emilia Perez”).

Mesmo sem a presença da dupla ilustre, “O Conde de Monte Cristo” poderá ser assistido nas outras cidades onde a programação do festival é exibida (Curitiba tradicionalmente está entre elas) um mês antes da estreia oficial nas salas de cinema brasileiras, a data marcada para entrar em cartaz é 5 de dezembro.

Sinopse de “O Conde de Monte Cristo”

O filme mostra o jovem Edmond Dantès como vítima de uma conspiração e preso no dia de seu casamento, acusado de um crime que não cometeu. Após 14 anos de detenção no castelo de If, ele consegue escapar. Tornando-se rico, retorna sob a identidade do conde de Monte-Cristo para se vingar dos homens que o traíram.

Leia também: “Uma bela manhã” e a vida que vale a pena

Matthieu Delaporte

O diretor e roteirista Matthieu Delaporte e o ator Patrick Mille repetem em “O Conde de Monte de Monte Cristo” a parceria em obras de Alexandre Dumas pela terceira vez. Ambos estiveram nos filmes “Os Três Mosqueteiros – D’Artagnan” (2023) e “Os Três Mosqueteiros – Milady’”(2023).

Pierre Niney

Protagonista do filme, Pierre Niney é conhecido pelo público do festival por suas atuações em “Yves Saint Laurent” – pelo qual foi premiado com o César de Melhor Ator em 2015 -, “Caixa Preta”, “Frantz”, “Promessa ao Amanhecer” e “Através do Fogo”.

Estrelado por Pierre Niney

A produção tem direção e roteiro assinados por Matthieu Delaporte e Alexandre de La Patellière e é estrelado por Pierre Niney como Edmond Dantès; Anaïs Demoustier como Mercédès Herrera; Anamaria Vartolomei como Haydée; Pierfrancesco Favino como Abbé Faria e Patrick Mille como Danglars.

Festival Varilux de Cinema Francês

O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinadores principais a Essilor/Varilux, Pernod Ricard/Lillet, Axa, Michelin, além do Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria do Estado de Estado de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são a Alliance Française, a Embaixada da França no Brasil, as empresas Edenred, Air France, Fairmont (grupo Accor), além das distribuidoras dos filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.

Outras informações, aqui.

Sobre o/a autor/a

Compartilhe:

Leia também

Melhor jornal de Curitiba

Assine e apoie

Assinantes recebem nossa newsletter exclusiva

Rolar para cima