Vices apresentam propostas e não poupam críticas à gestão de Greca e Pimentel em debate do Plural

Cinco candidatos compareceram ao debate na tarde desta quarta-feira

Cinco candidatos à vice-prefeitura de Curitiba debateram, na tarde desta quarta-feira (18), temas como transporte, habitação, mudanças climáticas, saúde e mobilidade, mas não faltou tempo para duras críticas à atual gestão. O debate do Plural reuniu os candidatos Goura, vice na chapa de Luciano Ducci (PSB); Marcelo Henrique, da chapa de Roberto Requião (Mobiliza); Jairo Filho, vice de Cristina Graeml (PMB); Letícia Faria, vice de Andréa Caldas (PSOL); e Tiago Chico, vice de Luizão Goulart (Solidariedade).

Convidados para o encontro, os candidatos Paulo Martins, vice na chapa de Eduardo Pimentel (PSD); Rosângela Moro, vice de Ney Leprevost (União); Walter Petruzziello, da chapa de Maria Victoria (PP); e Leo Martinez, vice de Samuel de Mattos (PSTU), não compareceram e alegaram problemas de agenda. 

Com a ausência de Paulo Martins, ninguém defendeu a gestão do prefeito Rafael Greca (PSD), que foi acusada de omissão em relação a temas como educação, saúde, habitação e plano de carreira dos servidores. O corte de árvores da avenida Presidente Arthur Bernardes foi um dos assuntos centrais, o que levou os candidatos a chamarem Greca e Pimentel de negacionistas climáticos. Pimentel também faltou ao debate entre os candidatos a prefeito, realizado pelo Plural na semana passada.

Veja a íntegra do debate no canal do Plural no Youtube

No primeiro e no terceiro bloco, os candidatos responderam perguntas feitas por representantes do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba, da Escola Paranaense de Direito, do Sindicato dos Petroleiros do Paraná e de Santa Catarina e da Agência Escola da UFPR. Marcelo Henrique disse que Curitiba vive um “caos na saúde” e prometeu acabar com as terceirizações na área. Jairo Filho falou em triplicar a abrangência dos botões do pânico para combater a violência contra a muher e Goura afirmou que outras candidaturas representam o negacionismo climático. Letícia Faria prometeu diálogo com movimentos sociais e Tiago Chico acusou a prefeitura de misturar turmas para fazer propaganda sobre escolas em tempo integral.

Greca e Pimentel na mira

A gestão de Greca e Pimentel foi mais criticada quando os candidatos trocaram perguntas entre si, com três minutos para cada. Jairo Filho perguntou o que esperar de uma cidade “comandada por pessoas que não vêm a um debate”. “Se são omissos em um debate, image como fica a administração”, respondeu Marcelo Henrique. “A atual administração é um caos no transporte, na saúde, na segurança e principalmente na propaganda enganosa”. Jairo Filho afirmou que atual gestão “só cumpriu 20% das promessas de campanha” e prometeu criar um “processo seletivo para funcionários comissionados”.

Ao debater com Goura, Tiago Chico acusou a gestão de aumentar a população de rua, por não ter uma política de habitação eficiente. “Dados da Defensora Púlica indicam que tem 30 mil famílias para serem desepjadas na cidade. Depois perguntam por que aumenta o número de pessoas em situação de rua”. Ele disse que a gestão de Luizão Goulart pretende buscar investimentos para construir 90 mil moradias em quatro anos. Segundo Goura, o plano de Luciano Ducci prevê criar a Secretaria de Habitação e uma diretoria para atender as favelas. “O que a gente viu nesses últimos oito anos foi falta de vontade política, seja no incêndio na CIC e agora com o despejo da ocupação Tiradentes”. “Entristece ver o candidato da situação sorrindo. Não devia ter ninguém feliz enquanto tiver uma pessoa sem casa na cidade”, respondeu Tiago Chico.

Letícia Faria debateu com Goura a respeito do transporte público e do preço da tarifa, um dos mais altos do país. “O candidato da situação está aí há oito anos e não fez nada, a tarifa só aumentou, a gestão Eduardo Pimentel acabou com a tarifa domingueira”, acusou Goura. Letícia Faria prometeu implantar a tarifa zero na cidade. “Isso é possível e viável, muitas cidades já têm aderido e Curitiba pode ser a primeira capital e a primeira cidade com mais de 1 milhão de habitantes a adotar”, disse a candidata do PSOL. “Isso impacta no combate aos efeitos da crise climática e na economia, porque sobra mais dinheiro para as famílias”.

Carreiras congeladas e terceirizações

As críticas à gestão de Greca e Pimentel continuaram nos enfrentamentos seguintes. Letícia Faria, que atua na área da saúde, disse que há um abandono por parte da atual administração. Jairo Filho afirmou que a cidade tem “problemas estruturais gravíssimos”, que poderão ocasionar enchentes em um futuro próximo. Goura lembrou o “pacotaço” aprovado pela Câmara Municipal em 2017, projeto que retirou direitos dos servidores municipais e congelou o plano de carreiras, apesar dos seguidos aumentos na arrecadação. “Há um descaso com o plano de carreira e falta de cuidado com a saúde mental de guardas municipais e professores”, afirmou o candidato.

Para Marcelo Henrique, se a atual gestão tiver continuidade, o próximo passo será terceirizar a gestão dos parques da cidade. “Estão terceirizando tudo, daqui a pouco teremos a terceirização dos parques. Quem for passear no Parque Barigui vai ter que pagar para entrar”, afirmou o candidato a vice de Roberto Requião. Tiago Chico, que foi secretário de Inovação de Greca entre 2017 e 2018, disse que as discussões da prefeitura não levam propostas e estudos técnicos em conta. “Fui secretário e é triste ver como as discussões são políticas, ninguém querendo estudar”.

O debate ainda teve um embate entre Letícia Faria e Jairo Filho, defensor do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Sua candidata a prefeita deu vários depoimentos dizendo não acreditar na eficácia das vacinas, espalhando fae news e desinformação sobre a vacinação de crianças. Vocês vão suspender o calendário vacinal das crianças?”, questionou a candidata do PSOL. “Ela (Cristina Graeml) não teve nenhuma condenação nessa seara”, respondeu Jairo Filho. “Naturalmente defendo a eficácia das vacinas, meus filhos são vacinados. Mas não coloco meus filhos para serem ‘ratos de laboratório'”. Letícia disse então que foi voluntária para testar a vacina Coronavac em Curitiba. “Fui voluntária e aqui não tem nenhum jacaré”, afirmou a candidata.

O debate do Plural com os candidatos a vice-prefeito de Curitiba foi realizado no Centro Cultural do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e pode ser visto no canal de YouTube do Plural. O encontro teve apoio do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba, da Escola Paranaense de Direito e do Sindicato dos Petroleiros do Paraná e de Santa Catarina. A Agência Escola da Universidade Federal do Paraná e a Conceito Notícias também participaram da realização. O mediador foi o jornalista Rogerio Galindo.


Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima