Quatro marcas de café do Paraná têm lotes impróprios para consumo, aponta Mapa

Lista divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária aponta que 19 marcas no Brasil têm impurezas ou matérias estranhas

Quatro marcas de café torrado do Paraná têm lotes impróprios para o consumo, segundo dados divulgados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Em todo país são 19 marcas que deverão ser recolhidas pelas empresas responsáveis.

As marcas paraenses citadas na lista (veja a tabela completa no fim da reportagem) são: Lagobom, Paranaense, Sansão e Castro. Todas têm presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite legal.

Operação Valoriza

A ação Mapa ocorreu no âmbito da Operação Valoriza, deflagrada entre os dias 18 e 28 de março de 2024, tendo sido coletadas 168 amostras de café no período. A fiscalização do café torrado e moído é realizado pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov) da Secretaria de Defesa Agropecuária.

Leia também: Água mineral do Paraná será comercializada para preparo de cafés especiais

Em nota o Ministério informou que “aos consumidores que caso tenham adquiridos esses produtos, o Mapa orienta que deixem de consumi-los, podendo solicitar sua substituição nos moldes determinado pelo Código de Defesa do Consumidor”.

 Caso consumidores encontrem cafés das marcas e lotes citados na lista sendo comercializados devem fazer a denúncia pelo canal Fala.BR informando o local onde o produto foi adquirido.

Confira os lotes e marcas:

tabela com nomes com fundo rosa e branco
Fonte: MAPA

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima