Queijo produzido na UTFPR conquista medalha de prata em concurso nacional

Queijaria do Campus Dois Vizinhos é única produtora de queijos artesanais mantida por uma universidade a receber medalha em concurso nacional

Queijaria do Campus Dois Vizinhos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que produz queijos artesanais e promove o projeto de extensão ‘Fazendo meu queijo’ recebeu medalha de prata em concurso nacional de queijos artesanais.

Única produtora de queijos artesanais mantida inteiramente por uma Universidade Federal a receber medalha de prata em concurso nacional, queijaria de UTFPR ganhou prêmio por dois anos seguidos. Em ambos os anos, 2023 e 2024 queijaria recebeu medalha de prata na categoria de queijo Colonial Artesanal Maturado por até 30 dias.

Os queijos produzidos pela UTFPR são feitos com apoio dos servidores e colaboradores terceirizados da Fazenda Experimental do Campus, que atuam diretamente com a produção de leite de vaca com qualidade. A queijaria também conta com Sistema de Inspeção Municipal (SIM) do município de Dois Vizinhos.

Leia também: Angelino Cassova tem uma receita e um sonho: visitar a família em Angola

Além da produção de queijos a queijaria também promove o projeto de Extensão “Fazendo Meu Queijo”, o qual já capacitou em torno de 300 pessoas da região Sudoeste do Paraná, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR) de Dois Vizinhos. 

Cabe destacar que as pesquisas realizadas na queijaria, implantada há 12 anos, já resultaram na concessão de uma patente para dispositivo de enformar e prensar queijo, Desenho Industrial – Design para o queijo Cumbuca, na seleção do edital PRIME 2023.

O anúncio dos vencedores na edição da premiação deste ano foi em julho, na cidade de Blumenau, Santa Catarina.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima