18ª Primavera dos Museus chega a Curitiba na próxima semana 

De 23 a 29 de setembro, os museus curitibanos terão oficinas, visitas guiadas, rodas de conversas com artistas e exposições

Começa na próxima segunda-feira (23) a 18ª Primavera dos Museus. O evento anual coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), visa valorizar os museus de todo Brasil e promover diálogo com a sociedade. Este ano, sob o tema “Museus, acessibilidade e inclusão”, os equipamentos administrados pela Secretaria de Estado da Cultura estão repletos de programações especiais.

Leia também: Pedagoga lança livro infantojuvenil gratuito que celebra a cultura paranaense

O Museu Oscar Niemeyer, Museu Paranaense, Museu da Imagem e do Som do Paraná e Museu Casa Alfredo Andersen oferecerão ao público atividades como visitas guiadas, oficinas, rodas de conversa com artistas convidados, exposições e muito mais.

A 18ª Primavera dos Museus acontecerá em todo o país, de 23 a 29 de setembro. O tema desta edição lança luz sobre o papel dos museus na promoção do acesso a todos os seus públicos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas.

Confira a programação completa dos Museus de Curitiba:

Museu Paranaense (MUPA)

A oficina ‘Corpo surdo no museu: e agora?’, acontece no dia 25 de setembro a partir das 14h. Ministrada pelo artista, educador e produtor cultural Leonardo Castilho, a atividade propõe ações que possibilitem o convívio inclusivo e formas de atender pessoas surdas nas instituições. A oficina é gratuita, com participação via inscrição (aqui).

Ainda na quarta-feira (25) a ‘mesa redonda: libras no museu: políticas, língua e representatividade surda’, visa conscientizar as pessoas ouvintes sobre a importância da língua de sinais, trazendo um panorama de políticas linguísticas e de inclusão, experiências de artistas surdos no museu e propostas para imaginar um espaço mais inclusivo. A conversa acontece no MUPA a partir das 19h. 

Já no domingo (29), das 11h às 15h acontece a ‘ação educativa: a árvore museu’. A ação é gratuita e voltada para crianças de 6 a 12 anos e não necessita inscrição.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

No MON as atividades começam na terça-feira (14) com a videoconferência: MON para Todos. Nessa videoconferência será apresentado como o Museu desenvolve projetos voltados a pessoas autistas, à sensibilização para a arte das equipes internas e das pessoas com 60 anos ou mais. Inscrições gratuitas antecipadas podem ser feitas na internet (aqui).

No sábado (28), das 10h às 12h acontece a visita mediada e oficina: MON para Todos, pessoas cegas.  Nessa visita dedicada às pessoas cegas ou com baixa visão serão apresentadas as obras do Pátio das Esculturas do MON. Na ocasião também será realizada uma oficina de experimentação sensorial com argila, texturas e formas. As inscrições devem ser feitas previamente (aqui). 

Também no sábado acontece a oficina aquarelando, com Clara Viana. Das 15h às 17h, pessoas com mais de 16 anos, autistas ou neuro divergentes, poderão experimentar a arte através da aquarela (inscrições aqui).

Esta oficina também acontece no domingo das 10h às 12h desta vez para crianças entre 08 e 12 anos. As inscrições devem ser feitas antecipadamente (aqui). 

Ainda no domingo acontece a visita mediada e oficina: MON para todos, pessoas surdas – com intérprete de libras, das 10h às 12h. Nessa visita mediada com oficina, acompanhada por uma intérprete de Libras, será contada a história do maior museu de arte da América Latina (inscrições aqui). 

Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR)

De 24 a 29 de setembro, das 10h às 19h, a exposição “Diálogos Com o Tempo” acontece no MIS com imagens reproduzidas das coleções de fotografia do museu. Para promover inclusão de pessoas com baixa ou nenhuma visão, todas as imagens da exposição possuem um QR code com a audiodescrição.

Na quarta-feira, das 14h às 16h30, o MIS dedica parte de sua programação ao público idoso. Com atividades voltadas para a valorização de suas memórias e experiências, neste encontro os participantes serão convidados a realizar um passeio pelo museu, explorando exposições que dialogam com a história do rádio, do cinema e da música. A entrada é livre e gratuita.

Já na quinta-feira (26) acontece a exibição de filmes: CineMIS das 17h30 às 18h30. Os filmes exibidos serão “O Fim da Imagem” com classificação de 16 e “Sereia” com classificação de 14 anos ambos são em português, com tradução em libras e audiodescrição.

Museu De Arte Contemporânea Do Paraná (MAC-PR)

A mostra “Coletiva” é uma exposição colaborativa com 24 trabalhos que proporcionam ao público um olhar resolutivo sobre os processos de criação e pesquisa do Coletivo Brutas, Rimon Guimarães, Nicholas Steinmetz, Izadora Figueiredo, Akhan e Luiz Moreira. A exposição acontece de 23 a 29 de setembro, sempre das 10h às 18h.

Na terça-feira (24), das 14h às 16h, acontece a oficina ‘O cotidiano como prática de performance’. A oficina tem em vista desenvolver a prática da performance arte a partir das relações cotidianas com os objetos presentes no nosso dia a dia. A entrada é gratuita via inscrição online (aqui). 

Na quarta, das 10h30 às 12h, acontece uma oficina de colagem. A oficina explora as técnicas básicas de colagem, começando pela escolha de imagens, seguido pelo recorte e finalizando com a composição. Já das 14h às 16h, acontece a oficina de mosaico criativo com material alternativo, utilizando retalhos de molduras de madeira sob superfície de papelão.

Na quarta e quinta-feira acontece o Festival de Videoclipes – Queima. Durante o festival serão exibidos os videoclipes concorrentes do festival, um bate-papo sobre criação de videoclipes com libras. As atividades serão realizadas no Miniauditório do Museu Oscar Niemeyer, com entrada gratuita via inscrição.

Museu Casa Alfredo Andersen

No dia 25 de setembro, a partir das 18h30, o museu recebe o fotógrafo João Urban para um bate-papo sobre fotografia, arte e vivências. O evento conta com a mediação dos fotógrafos Christian Schonhofen e Wagner Melo. A conversa é aberta para estudantes de fotografia e público geral.

De 27 a 29 de setembro, das 10h às 17h, a artista Cecifrance Aquino é convidada a expor na Sala Rotativa do Museu Alfredo Andersen com a exposição “Segredo da Cor”.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima