Acordeonista João Pedro Teixeira lança documentário no Guairinha

Filme “João Pedro Teixeira – Universalizando o Acordeon” conta a história do encontro entre o acordeonista paranaense e o multiinstrumentista Hermeto Pascoal

O documentário “João Pedro Teixeira – Universalizando o Acordeon”, com participação especial de Hermeto Pascoal, estreia neste sábado (10), às 20h30, no Guairinha. Após a exibição do filme, haverá um espetáculo com o protagonista do documentário, o acordeonista João Pedro Teixeira, tocando composições autorais. A noite termina com uma apresentação dos alunos de Teixeira. A entrada é gratuita.

Dirigido pelo cineasta Luciano Coelho, o filme conta a história do encontro entre o compositor multiinstrumentista Hermeto Pascoal e seu discípulo, o paranaense João Pedro Teixeira. O documentário é estruturado a partir de entrevistas com familiares, amigos, antigos parceiros de trabalho e profissionais da música, além do próprio Hermeto.

O acordeonista conta que Hermeto foi um divisor de águas na sua trajetória. “Uma das coisas que me marcaram muito foram as palavras que ouvi dele quando me ouviu tocar pela primeira vez: João Pedro você tem um jeito único de tocar o acordeon. Sua identidade, e a sua música, é muita linda e universal. Não é somente virtuosismo, é transmissão de sentimento acima de tudo”, diz.

Documentário

Hermeto é um dos maiores nomes da música brasileira e mundial. João Pedro é um acordeonista nascido em São José dos Pinhais, filho de um caminhoneiro e de uma diarista.

Começou a tocar aos 8 anos e contou com muita dedicação e apoio da família para estudar seu instrumento. Em sua trajetória, passou por muitos lugares e tocou diversos estilos, mas foi quando conheceu a música de Hermeto que descobriu exatamente o caminho que queria seguir.

Assim como Hermeto, o primeiro instrumento de João Pedro foi uma sanfona, além de ambos terem começado ainda crianças, observa o diretor Luciano Coelho: “Quis o destino que neste caminho os dois se encontrassem e Hermeto visse no jovem sanfoneiro o músico capaz de interpretar suas composições com a alma e o virtuosismo necessários”.

João Pedro Teixeira e Hermeto Pascoal, no documentário “Universalizando o Acordeon”. (Foto: Divulgação)

Trajetória

João Pedro Teixeira é acordeonista, compositor, arranjador e premiado instrumentista.Um dos principais músicos da cena brasileira e mundial. Já atuou em grandes salas de concertos e festivais na França, Itália, Alemanha, Áustria, Portugal, Suíça e Estados Unidos. É bacharel em acordeon. Atua solo, com quarteto de cordas, como solista de orquestra sinfônica e em várias outras formações.

Serviço

Lançamento do documentário “João Pedro Teixeira – Universalizando o acordeon”, seguido das apresentações do acordeonista João Pedro Teixeira e de seus alunos. No sábado (10), às 20h30. Guairinha – Auditório Salvador de Ferrante (Rua XV de Novembro, 971 – Centro). A entrada é gratuita e os ingressos começam a ser distribuídos na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima