Caixa Cultural Curitiba comemora 20 anos de atividades na Conselheiro Laurindo

Leila Pinheiro subiu ao palco da Caixa Cultural quando o espaço na Sede II foi aberto ao público e volta agora para celebrar a data

O aniversário de 20 anos da reinauguração da Caixa Cultural Curitiba é nesta quarta-feira (23). Para celebrar o marco importante, a cantora Leila Pinheiro faz show no teatro do espaço. A artista foi a primeira que se apresentou ali na reabertura para o público e, agora, traz à capital paranaense a turnê “Todo Sentimento”. Todas as sessões estão esgotadas, contudo, mesmo quem ficou sem ingresso tem motivos para comemorar.

A Caixa Cultural e sua importância para Curitiba

A Caixa Cultural Curitiba é um dos espaços com programação mais intensa e diversificada na cidade, recebendo atrações de teatro, performances, música, exposições, cursos e oficinas. Além da curadoria de alta qualidade e do compromisso com o fomento e a valorização da arte brasileira e paranaense em seus diversos gêneros, o espaço trabalha com atrações com ingressos gratuitos ou pagos por preços populares (atualmente, R$ 15 a meia-entrada e R$ 30 a inteira). As atividades da instituição iniciaram em 1980 e, em 2004, mudaram integralmente para o Edifício Sede II, na rua Conselheiro Laurindo, com um teatro (de 125 lugares, duas galerias e salas para oficinas. A estrutura tem acessibilidade para pessoas com deficiência.

Nos últimos 12 meses, o centro cultural apresentou 25 espetáculos teatrais, 15 espetáculos musicais, seis mostras de cinema, dois espetáculos de dança, dois eventos de vivências e 10 exposições de artes visuais, além dos projetos de arte-educação promovidos pelo Programa Educativo Caixa Gente Arteira. De janeiro a setembro de 2024, o número de visitantes superou 84 mil pessoas.

Acesso à cultura e parceria com a classe artística

Em 2020, durante a pandemia, a possibilidade de o espaço fechar deixou a classe artística e o público curitibano em alerta e gerou manifestações em defesa pela permanência da Caixa Cultural nos moldes já estabelecidos na cidade. À época, o banco estudou a venda da sede onde funciona o centro cultural e, a parte administrativa seria transferida para o imóvel da empresa na praça Carlos Gomes. Para alívio do público e da classe artística, a instituição continua na ativa e aberta ao público.

Mais informações sobre a programação da Caixa Cultural Curitiba, aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima