Carminha apresenta tributo a João Lopes, o eterno bicho do Paraná

O show gratuito é uma releitura da alma musical que Carminha e João Lopes construíram juntos em 40 anos de união

Nesta quarta-feira (23), acontece no Teatro Paiol o show “Carminha canta João Lopes e Outros Rocks”. A apresentação faz parte da turnê de estreia como cantora solo da companheira do artistas que criou o verso “Eu não sou um gato de Ipanema, sou Bicho do Paraná…” 

O repertório do show são releituras das músicas do cantor e compositor João Lopes (1950-2020), que conseguiu trazer em suas letras o orgulho de ser paranaense. “As pessoas, as regiões do Paraná e suas riquezas e raízes estão sempre presentes nas composições”, diz Carminha ao explicar que pretende apresentar às novas gerações a obra do artista.

A estreia do show foi em Pato Branco, em setembro, e o show passou ainda por Francisco Beltrão, Maringá e Apucarana. Depois de Curitiba, a turnê segue para Ponta Grossa e, em 2025, acontece uma segunda etapa em cidades do interior do Paraná.

Leia também: Festival de Cinema Curta 8: A “bitola pequena” vai bem, obrigado

Morrer ou cantar

Após dois anos de luto, Carminha entendeu que era “morrer ou cantar”. Ao se deparar com letras inéditas do companheiro, viu que tinha chegado a hora de sair da reclusão e voltar aos palcos. “Eu desejo viver, mostrar ao público a obra do meu marido, a história de João Lopes, que está enraizada na cultura paranaense”, fala a cantora, que durante 35 anos atuou como backing vocal do companheiro.

Carminha

Filha de uma cantora lírica, Carmen Carolina, conhecida como Carminha, estudou canto erudito e participou de corais, mas foram os estilos Pop, Rock, Folk e Reggae que moldaram sua identidade musical. Aos 17 anos embarcou para Londres e, logo após retornar ao Brasil, em 1978, conheceu João Lopes. Iniciaram a trajetória de vida como casal e artistas, juntos e na estrada, levaram sua obra para todo o país e mundo, participando duas vezes do Festival de Montreux (Suiça), nos anos de 1993 e 1995.

“Carminha canta João Lopes e Outros Rocks”

Dia 23 de outubro (quarta-feira), às 20h, no Teatro Paiol (R. Cel. Zacarias, 51 – Prado Velho). Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço. 

Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, Profice, da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado do Paraná.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima