Curitiba é palco do 1º Makunfest – Festival de Samba de Terreiro

Sete grandes nomes do samba de terreiro vêm à cidade para a primeira edição do Makunfest neste sábado (28)

Vai começar o maior festival de samba de terreiro de Curitiba: a Makunfest, que será realizada neste sábado, 28 de setembro, no Espaço Torres Jardim Botânico. O evento já começa gigante, reunindo grandes nomes da nova e velha guarda do samba de terreiro. Tião Casemiro, Joia do Couro, Juliana D Passos, Yebandá, Pureza do Atabaque, Tambores do Paraná e Adri Batista e convidados prometem mais de doze horas de muita música, alegria e união.

A Makunfest, produzida pela LAM Produções e Eventos, será a primeira grande festa a celebrar o gênero musical na capital paranaense. “Várias vertentes da música, como o sertanejo, o rock e a MPB têm grandes festivais. Por que não um festival de samba de terreiro?”, questiona Leslei Camargo, idealizadora do evento, cujo intuito é valorizar a cultura brasileira e celebrar as religiões afro-brasileiras. “Será um momento que extrapola a religião, um momento de união e que vai levar a voz do povo de Santo para além de suas casas, espalhando nossa voz, nosso canto e nosso axé”, afirma.

Line Up do 1º Makunfest

Tambores do Paraná: Com os ideais de promover eventos em nome da religião, da união dos terreiros e de luta contra a intolerância religiosa, o grupo, além de realizar apresentações musicais, repassa as tradições por meio do Grupo Escola Tambores do Paraná, que ministra aulas de atabaque, canto e curimba.

Adri Batista: A paranaense é a primeira Samba cruzada, título criado para ela, que é uma das grandes intérpretes do samba de terreiro. Há mais de 20 anos dá voz, vez e visibilidade à música que nasce dentro dos terreiros, além de revisitar grandes sucessos de vozes femininas como Clementina de Jesus, Clara Nunes e Maria Bethânia. A cantora levará convidados surpresa para a apresentação.

Yebandá: Banda curitibana que traz em seu nome uma homenagem a Iemanjá. Criada em 2021, tem como voz principal Ber Domingues, educador e pesquisador que se encontrou na musicalidade de pé no chão do terreiro, com a força dos Orixás na voz.

Tião Casemiro: Um dos ogans mais respeitados do Brasil, o carioca Tião Casemiro começou a cantar e tocar ainda menino, aos 9 anos. Hoje, grande intérprete de cantigas em louvação aos Orixás e sucesso de streaming nas plataformas de música, ganhou notoriedade em 1994, com sua participação no ‘Festival das Religiões da Natureza’, no Maracanãzinho. Atualmente, Tião Casemiro é ogan em Jacarepaguá e leva o samba de terreiro para todo o país.

Joia do Couro: Da nova geração do samba de terreiro, o paulista Joia do Couro tem reunido multidões em suas apresentações e foi destaque na 2ª Marcha Para Exú, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Purezatabaque: Luan Pureza também faz parte da nova geração de sucesso do samba de terreiro. O artista divide com o público nas redes sociais suas músicas e dia a dia de curimbeiro (batedor dos tambores sagrados).

Okan: Os Okans, músicos que irão acompanhar Joia do Couro, Luan Pureza e Tião Casemiro, são mais do que apenas uma banda. O grupo é de Curitiba e foi criado por dois jovens, realiza periodicamente eventos para arrecadação de alimentos, roupas e calçados, que são doados. É um projeto que leva o axé, o amor e a alegria em louvar o sagrado, além de prestar caridade e apoio aos necessitados.

Juliana D Passos: Paulista radicada em Florianópolis, é cantora profissional há 24 anos. Está à frente da produtora Macaia, que e engloba em seu canal do YouTube diversas séries que homenageiam a cultura presente nas religiões de matriz africana.

Makunfest – Festival de Samba de Terreiro

No dia 28 de setembro de 2024 (sábado), a partir das 11h30 (abertura dos portões), no Espaço Torres Jardim Botânico (Rua Pergentina Silva Soares, 159. Curitiba, PR).

Ingressos à venda a partir de R$ 70 + taxas (meia-entrada), no Disk Ingressos. A Makunfest conta com ingresso solidário, com 50% de desconto mediante doação de 1kg de alimento e/ou 1kg de ração para pet – a ser entregue no dia do festival.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima