Descubra como fazer um filme de horror para estrear no Djanho!

Estão abertas as inscrições para participação de jovens em oficina de filmes que serão exibidos no Festival de Cinema Fantástico de Curitiba

O Djanho! – Festival de Cinema Fantástico de Curitiba recebe inscrições até o dia 20 de setembro para a oficina “Meu Primeiro Filme de Horror”. Para jovens entre 13 e 21 anos, a atividade apresenta conteúdos das etapas de roteiro, produção e filmagem de audiovisual, e será realizada em duas datas e locais diferentes. A primeira turma tem aulas nos dias 25 e 26 de setembro, no Teatro da Vila, na Cidade Industrial. A segunda, nos dias 28 e 29 de setembro, no Cine Passeio, no Centro da cidade. A proposta é produzir curtas-metragens, com duração de 3 minutos, que serão exibidos na programação oficial do evento.

Inscrições

Os candidatos podem se inscrever por este formulário online e é preciso justificar o interesse na oficina de cinema de horror. São 15 vagas para cada turma, com prioridade para estudantes de escolas públicas de Curitiba, mas as inscrições são abertas para toda a comunidade.

Leia também: Luiz Bertazzo volta a Curitiba para oficina de roteiro gratuita

Criatividade e inclusão social

A Oficina do Djanho! pretende estimular a criatividade, além de promover a inclusão social e o desenvolvimento cultural. “Nosso objetivo é mostrar que, com criatividade e vontade, é possível fazer cinema de qualidade, mesmo com recursos limitados”, diz Paulo Biscaia Filho, diretor do Djanho!.

Na edição de 2022 do festival, os filmes produzidos na oficina foram exibidos no Cine Passeio em sessão aberta ao público com a presença dos jovens realizadores. O ator e produtor cultural Kenni Rogers, correalizador da atividade e conhecido pelo trabalho com jovens da periferia de Curitiba, destaca o potencial transformador da oficina: “Queremos inspirar esses jovens a contar suas próprias histórias e, quem sabe, descobrir o próximo grande nome do cinema brasileiro.”

Djanho!

Neste ano, o festival será entre os dias 31 de outubro e 6 de novembro. Uma das novidades é uma programação especial em celebração aos 40 anos do clássico “Gremlins” (1984), de Joe Dante. Além disso, sessões irão homenagear o cineasta Roger Corman, um dos maiores nomes do gênero de horror, que faleceu no último mês de maio.

“Gremlins” e Roger Corman são os homenageados do Djanho! em 2024. (Imagem: Reprodução.)

Realizado no período do Halloween, o Djanho! (Mostra Internacional e Interbairros de Cinema Fantástico de Curitiba, piá) é o maior evento do gênero no Paraná e o segundo maior do Sul do Brasil. A organização é da Companhia Vigor Mortis, com direção geral do cineasta Paulo Biscaia Filho (que criou o evento em 2013, com o nome de Grotesc-O-Vision). Durante várias edições, o festival aconteceu em paralelo com a Zombie Walk de Curitiba, mas a iniciativa se tornou independente e, em 2022, foi rebatizada com a gíria curitibana usada para dizer que algo é demoníaco ou infernal. Por exemplo, “Piá do Djanho” é uma expressão típica da fala dos moradores da cidade que significa “garoto do demônio”.

Em 2023, o festival exibiu 52 filmes em sua programação, em sessões no Cine Passeio, na Sede Boqueirão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Oficina do Djanho: “Meu Primeiro Filme de Horror”

Inscrições

Até 20 de setembro de 2024, por formulário online disponível aqui,

Turmas da oficina

No Teatro da Vila – Dias 25 e 26 de setembro – No primeiro dia das 9h às 13h e no segundo dia das 9h às 13h e das 14h às 18h.

Turma do Cine Passeio – Dias 28 e 29 de setembro – No primeiro dia das 14h às 18h e no segundo dia das 9h às 13h e das 14h às 18h.

Outras informações no site ou no Instagram do Djanho!

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima