Documentário de tenor Aldo Baldin é exibido em Curitiba

Exibição de filme sobre Aldo Baldin acontece neste domingo (13) na Cinemateca com a presença do diretor do documentário Yves Goulart

Documentário do cineasta Yves Goulart, “Aldo Baldin – Uma Vida pela Música”, é exibido na Cinemateca de Curitiba. Sessão acontece neste domingo (13), às 16 horas. A entrada é gratuita e o diretor estará presente apresentando o filme.

O documentário operístico revela o tenor Aldo Baldin em sua jornada, desde um início humilde no interior do Brasil até se tornar um dos maiores tenores líricos do mundo em sua época. Baldin cantou com os maiores maestros, se apresentou nas mais famosas salas de concerto e gravou mais de 100 discos.

A narrativa do documentário é contada em primeira pessoa pelo próprio tenor e por músicos, amigos e familiares, que revivem a carreira desse artista brasileiro.

Em Curitiba, Baldin se apresentou muitas vezes no Teatro Guaíra, fazendo música de câmera e como solista em oratórios. Além disso, Baldin participou algumas vezes dos Festivais de Música de Curitiba e dos Cursos Internacionais de Música do Paraná. Em 1969, participou como solista na gravação da “Missa in tempori belli” de Haydn no 5° Festival e em 1975, na gravação da “Missa solemnis” de Beethoven, no 8° Festival, ambas sob a regência de Roberto Schnorrenberg.

Leia também: Começou a venda de ingressos para o show em Curitiba dos Ensaios da Anitta

Em 1983, gravou um disco com a Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência de Roberto De Regina, sob o selo da Fundação Cultural de Curitiba. Ele tinha uma conexão com o estado, fazendo turnês em terras paranaenses sempre que era convidado. Os pais de Aldo migraram de Urussanga para Medianeira, no interior do Paraná, onde viveram por muitos anos.

Baldin faleceu aos 49 anos em 1994, mas deixou gravada sua própria história. “Estou gravando esta fita para poder escrever um livro sobre Aldo Baldin, um tenor brasileiro”. Isso o tenor em uma fita. O livro nunca foi escrito por ele, mas a gravação serviu de trilha para o cineasta Yves Goulart fazer um documentário sobre o artista.

Goulart nasceu na mesma cidade do tenor, mas não o conhecia até ser apresentado a ele em 2009. Nesse momento, surgiu o interesse em descobrir quem era esse artista e por que ele era tão desconhecido do grande público no Brasil, mas respeitado e admirado pelo público da música clássica em todo o mundo. Para contar a história de Aldo Baldin, o diretor conversou com familiares e amigos do tenor.

Serviço

Exibição do documentário “Aldo Baldin – Uma Vida pela Música” com presença do diretor Yves Goulart
13 de outubro, às 16h
Entrada gratuita 
Cinemateca – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco, Curitiba

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima