Exposição de Guadalupe Fernandez Presas entra em cartaz no Museu da Fotografia

“Irradiações de corpo ausente”, no Museu da Fotografia, sobrepõe imagens fotográficas e memórias

A exposição “Irradiações de corpo ausente”, da artista Guadalupe Fernandez Presas, entra em cartaz no dia 15 de agosto, às 19h, no Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba. 

Resultado de uma pesquisa em poéticas visuais feita ao longo dos últimos quatro anos por Guadalupe, com a elaboração de questões sobre a força que as imagens exercem sobre nós. Ao ressignificar as fotografias, documentos e radiografias que herdou após a morte de seu pai, a artista evidencia seu gesto nas costuras, na busca por suturar o que falta, no que está na imagem impressa e na construção das que vão surgir. 

O acervo da exposição também mostra textos poéticos entrelaçados com imagens, em uma busca da artista pela união entre a palavra e a imagem. “No gesto de recriar o que já está dado e nesse encontro, entre a poesia e as fotografias, novas reflexões emergem, novas elaborações são possíveis”, fala a artista.

“Irradiações de corpo ausente”

A mostra está organizada em três eixos principais. Na série “Colunas”, estão as imagens das vértebras de seu pai, que passou por um longo tratamento de saúde, e serviu de inspiração para Guadalupe buscar reconstruir a verticalidade de estar no mundo.

Em “Suturas”, a costura se destaca para mesclar o tempo presente a uma vida que já passou; e, na série “Constelações”, recortes são transformados em bússolas de navegação, ao mesmo tempo que remetem aos diafragmas das câmeras.

O trabalho de Guadalupe Fernandez Presas

Para a curadora da mostra, Milena Costa, a proposta de Guadalupe abre caminhos e amplia o entendimento da imagem fotográfica. “As imagens se transformam quando animadas e suturadas, em um exercício de busca da cura que carrega a vida. É um convite para, enfim, nos alçarmos ao mar e por ele navegarmos”, fala a curadora.

A mostra conta com o apoio da Galeria Ponto de Fuga e recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Serviço

Exposição “Irradiações de corpo ausente”, de Guadalupe Fernandez Presas, de 15 de agosto até 8 de outubro, no Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro). Entrada gratuita. A mostra oferece também oficinas, visitas guiadas e bate-papos, bem como acessibilidade em Libras. Outras informações na conta do Instagram @irradiacoesdecorpoausente.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

error: Content is protected !!
Rolar para cima