Exposição “Nossa Luta”, sobre perseguição aos negros no Holocausto, está em cartaz em Curitiba

A mostra itinerante apresenta um panorama histórico da discriminação nazista aos afroalemães 

A exposição “Nossa Luta – A perseguição aos negros durante o Holocausto” segue em cartaz em Curitiba, com visitação gratuita em diferentes pontos da cidade até dezembro de 2024. Desta quinta-feira (15/8) até 2 de setembro o acervo com 23 painéis permanece no Mercado Regional Capão Raso; depois, a mostra segue para as Regionais Pinheirinho, Cajuru, CIC, Matriz, Portão e Boqueirão.

Assim como os judeus, bem como os ciganos, gays e outros grupos minorizados, os negros foram vitimas de intensa perseguição durante o Holocausto, e o projeto da exposição apresenta um panorama histórico dessa discriminação nazista conta os afroalemães. Entre as peças estão a biografia de pessoas perseguidas e objetos originais da época, para aproximar os visitantes de uma discussão contemporânea sobre racismo. 

O conteúdo que deu origem à exposição foi criado e lançado na internet como material educativo em 2017. Mas, desde 2023, foram acrescentados itens sobre trajetórias de vítimas da no Brasil. 

Leia também: Conheça o line-up e a programação do Festival Paulo Leminski 80 anos

A mostra é promovida pelo Museu do Holocausto, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Conselho Municipal de Política Étnico Racial (Comper). 

“Nossa Luta – A perseguição aos negros durante o Holocausto” 

Em cartaz até 2 de setembro no Mercado Regional Capão Raso, visitação gratuita. 

Visitas mediadas gratuitas: às quintas-feiras, das 9h30 às 13h, e das 13h30 às 17h, com guia do Museu do Holocausto. Não é necessário agendamento prévio.

Outras informações, aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima