Feira Literária de Curitiba tem grandes nomes da literatura neste domingo (19)

Editoras e expositores estão na programação da Flicu, além de livraria aberta e um dia inteiro de conversas sobre a literatura local

A primeira Feira Literária de Curitiba – Flicu – acontece na editora e livraria Arte & Letra no próximo domingo, dia 19. Será um evento com a presença de editoras e expositores, além de livraria aberta e um dia inteiro de conversas sobre a literatura local.

A FliCu é um evento que surgiu no conto “Jogando cartas com T. S. Eliot” da Luci Collin presente no livro “A peça intocada”, lançado pela Arte & Letra em 2017.

Vital ter um desses conjuntos saia/blusa de tweed no armário —  a vendedora bem preconizara — porque nunca se sabe quando é que o telefone vai tocar e é a Prefeita, Jurema Schultz, lhe “convidandinho, queriiiida!” pra receber um poeta inglês de passagem pela cidade. Não lembra o nome do dito, mas “é cheio dos prêmio!” e ela está ansiosa pra mostrar sua arrojada “plataforma culturo-artística” que inclui a I Feira Literária de Curitiba (doravante, Flicu) e, caso tenha sucesso no encontro de hoje, contar com o donairoso bardo saxão na programação da mesma.”

Programação

Pela manhã, conversam Fabiana Faversani, editora responsável pela gestão da grande obra de Dalton Trevisan, e o professor e pesquisador Fabrício Vaz Nunes, que desenvolveu uma pesquisa que culminou no livro “Texto e imagem: a Ilustração Literária de Poty Lazzarotto”, lançado em 2023 pela Edusp. A conversa é intitulada “Sobre Dalton e Poty”, e trata dos encontros entre essas duas personalidades da história curitibana.

Ainda na manhã de domingo conversam a professora da Universidade Federal do Paraná e tradutora Sandra Stroparo e o curitibano Caetano Galindo, também professor, tradutor e escritor, na mesa “T. S. Eliot em Curitiba”. A temática o trabalho de tradução de Galindo da obra do poeta Nobel de Literatura, uma forma de trazer T. S. Eliot para Curitiba como Luci imaginou em seu conto.

O primeiro encontro da tarde, intitulado “Leminski 80”, é um papo entre Julie Fank, artista visual, escritora, professora e diretora da Esc. Escola de Escrita, e Áurea Leminski, jornalista, produtora cultural e coordenadora do Múltiplo Leminski, em celebração aos 80 anos que o poeta Paulo Leminski completaria no próximo dia 24 de agosto.  

Para fechar a Flicu, acontece a conversa entre Thiago Tizzot, escritor e editor da Arte & Letra, com a poeta, escritora, tradutora e professora Luci Collin, “40 anos de palavras”, sobre sua obra literária, grande inspiração para o evento.

Além dos escritores e mediadores, estarão expondo a ŌTAKE – Ateliê de Encadernação, editora Telaranha, editora Donizela, coletivo Era uma Vez, Magnolia cartoneira, editora Humaita, editora Comala e a Amora Livros.

Flicu – I Feira Literária de Curitiba

Local: Livraria Arte e Letra

Horário: Abertura dos portões às 10h

Ingresso: gratuito

Endereço: Rua Desembargador Motta, 2011 — Batel, Curitiba.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Feira Literária de Curitiba tem grandes nomes da literatura neste domingo (19)”

  1. Eu soube somente agira sábado 18/5 21h30 da I FLICU.
    Será que posso participar com meu primeiro livro REFLEXOS DO BOM COMBATE ou Memórias Cinquentenárias de um Poeta Bissexto, da Editora Appris, Selo Artera?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima