Festival Curta 8 seleciona participantes para oficina gratuita de cinema

A oficina Tomada Única do Festival Internacional de Cinema Super 8 é dividida em filmes com temática livre, clipes musicais, e filmes editados

O Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba promove, nos dias 13 e 14 de julho, a oficina Tomada Única. Nos encontros, além de conhecerem técnicas de filmagem e operação dos equipamentos, os participantes selecionados receberão um cartucho de película e uma filmadora. A proposta é que sejam produzidos filmes totalmente captados e montados na câmera desta bitola, ao longo de três semanas. As obras serão exibidas na mostra competitiva do Festival.

Leia também: Olhar de Cinema: Tudo o que você precisa saber sobre a Mirada Paranaense

A oficina segue a proposta de captação em tomada única, a exemplo de eventos de super 8 que vêm conquistando o público em países da Europa, tais como França, Espanha, Suíça e Alemanha. Nesses festivais, são exibidos apenas filmes montados diretamente na câmera. Ao realizador é permitido utilizar efeitos de manipulação fotográfica durante a exposição para criar as transições nos cortes. Contudo, é proibida qualquer edição posterior nas imagens captadas, o que exige planejamento prévio e conhecimento básico de fotografia de cinema.

Este ano a oficina oferece três opções de participação. A primeira é para filmes com temática livre, a segunda para clipes musicais, e a terceira para filmes editados. Nesta última categoria os participantes receberão dois cartuchos de película e poderão editar digitalmente os filmes.

Oficina Tomada Única do festival Curta 8

As inscrições gratuitas devem ser feitas pelo site do evento, até 6 de julho. São 20 vagas no total para maiores de 16 anos. A oficina está marcada para os dias 13 e 14 de julho.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima