Filme paranaense “Casa Izabel” estreia nas salas de cinema

Após vencer grandes prêmios no Brasil e exterior, o longa-metragem será exibido em Curitiba em sessões especiais com a presença do diretor, roteirista e equipe

Com vários prêmios na bagagem, conquistados em festivais e mostras de cinema nacionais e internacionais, “Casa Izabel” estreia nas salas brasileiras no mês do orgulho LGBTQIA+. Ou seja, finalmente o longa-metragem poderá ser assistido na telona pelo público de Curitiba – terra natal de quase toda a equipe da produção. O filme, dirigido por Gil Baroni com roteiro de Luiz Bertazzo, os mesmos de “Alice Júnior” (2020), tem sessões especiais na cidade ainda nesta semana, no Cine Passeio. A primeira é na sexta-feira (28), às 20h20, com a presença do diretor, elenco e equipe; e, no sábado (29), a exibição será às 18h, com participação do elenco e equipe para comentários e debates. Depois, continua em cartaz até dia 3 de julho.

Sinopse

A história é ambientada durante os anos 70, em meio à ditadura militar no Brasil. Uma isolada Casa Grande fundada por uma elite escravocrata torna-se um retiro de homens crossdressers, que se vestem como mulheres, trajando também uma realidade glamorosa e delirante, distante dos anos de chumbo. Mas as mentiras contadas nessa liberdade forjada começam a ruir quando o sistema vigente na época se infiltra na casa, rompendo a fronteira das maquiagens e de todos os artifícios de distração da fatalidade. O filme traz ao público um suspense dramático, com mistério e até terror, em uma história que vai revelando mais camadas e ganhando novas dimensões à medida que a trama avança.

Leia também: Filme curitibano “Casa Izabel” abre programação do Olhar de Cinema

“Casa Izabel” e sua equipe

A produção é de Andréa Tomeleri e Laura Haddad, que também está no elenco do filme, ao lado de Jorge Neto, Luís Melo, Andrei Moscheto, Sidy Correa, Zeca Cenovicz, Luiz Carlos Pazello (in memoriam), Otavio Linhares, Jeferson Ulbrich e Fábio Silvestre. “O filme é um grande agregador de pautas importantes e tem em seus personagens seu maior trunfo. A força dele reside justamente nisso. Na potência do que é revelado no subtexto, daquilo que não é dito, da quebra sigilosa de convenções sociais”, afirma a produtora Laura Haddad.

“‘Casa Izabel’ faz uma conexão com o tempo presente e põe o dedo em feridas mal cicatrizadas da nossa história”, afirma o diretor Gil Baroni, que também atua em audiovisual como produtor e roteirista. “O mistério, presente da primeira à última sequência da obra, é permeado por abusos e crimes, externos e internos à casa, de modo que adentramos em um ambiente que se apresenta ao mesmo tempo aprazível e perigoso”, completa o cineasta.

Prêmios 

“Casa Izabel” estreou no CINE PE 2022, onde venceu cinco prêmios: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora. O filme também recebeu no Brasil o Prêmio de Melhor Longa-metragem (Filme de Abertura) no 8º DIGO Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás e o Prêmio de Melhor Longa-metragem Brasileiro no 12º Rio LGBTQIA+ Festival Internacional de Cinema, ambos em 2023, mesmo ano em que esteve nas seleções oficiais do 47º Frameline: The San Francisco International LGBTQ+ Film Festival (EUA) e do 12º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Cinema de Curitiba, em que foi o filme de abertura.

Filme “Casa Izabel” em Curitiba

Sessões no Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro).

  • 28/06, sexta-feira, às 20h20, com presença do diretor, elenco e equipe
  • 29/06, sábado, às 18h, com participação do elenco e equipe para comentários e debates
  • 30/06, domingo, às 20h20
  • 02/07, terça-feira, às 20h20 
  • 03/07, quarta-feira, às 20h20

Ingressos a partir de R$ 12,80 (meia-entrada), à venda no Ingresso.com, ou nos totens no saguão do cinema. 

Duração:  84 minutos

Classificação indicativa: 16 anos

Outras informações aqui.

O longa-metragem foi viabilizado através do Fundo Setorial do Audiovisual (Ancine/BRDE), e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba / Fundação Cultural de Curitiba, com patrocínio da  Ebanx. É uma produção da Beija Flor Filmes, com coprodução da Duplo Produções, distribuição da Moro Filmes e Olhar Filmes, e apoio do Projeto Paradiso.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima