Filme paranaense ganha menção honrosa no festival Metrô

Sétima edição do Festival de Cinema Universitário Brasileiro exibiu 48 produções de 14 estados; confira os ganhadores

A cerimônia de premiação do Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro, aconteceu na noite do último domingo (1º/09), na Cinemateca de Curitiba. Nesta 7ª edição, a curadoria selecionou 48 curtas-metragens para exibição nas mostras da programação e, entre os 15 paranaenses participantes, “Sorriso Amarelo”, da diretora Giulia Maria Roberta, estudante da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) ganhou Menção Honrosa. O enredo do filme apresenta Rita, personagem que reencontra velhos amigos e tenta colocar em dias as mudanças de sua vida após terminar um relacionamento.

Troféu “Passagem”

As obras que ganharam o Troféu Passagem para casa são “Carcinização”, do diretor Denis Souza, da Universidade Federal de Pelotas-RS; “Sagrada Travesti do Evangelho”, dirigido por Júlia F. Cândida, do Instituto Federal do Goiás; e “Sombras de Macumba na Luz da Memória”, com direção de Mysterio, da Universidade Federal Fluminense-RJ.

Além desses três ganhadores, um curta recebeu o prêmio do juri universitário. Ele foi “Pisca-Pisca”, dirigido por um coletivo de alunos da Viração Educom, do Amapá.

Juri principal

Os curtas premiados foram avaliados por Antônio Gonçalves Júnior, diretor geral do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, um dos mais importantes eventos voltados ao cinema independente do Brasil; a cineasta Clara Chroma, que integra o movimento Chorumex, de cinema experimental de baixíssimo orçamento, e uma das organizadores do Festival de Chorume, que exime filmes anarco-amadores-experimentais, desde 2015; a curadora e cineasta Flavia Candida, egressa do curso de Cinema da UFF, em que dirigiu o curta “O Metro Quadrado”, ganhador do Prêmio especial do Júri no 35º Festival de Brasília; e a Mestre em Cinema e Artes do Vídeo, Ju Choma, e integrante do Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura e Subjetividades (Unespar).

Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro

O festival Metrô incentiva a produção cinematográfica universitária e recebe obras de todo o país para seleção entre as mostras Panorama e Competitiva. Para o diretor artístico e curador do festival, Gabriel Borges, o evento é um indicador dos rumos que o audiovisual brasileiro deve tomar nos próximos anos. “O cinema universitário nos dá uma visão geral sobre o futuro da produção cinematográfica no país. Os estudantes de hoje são cineastas de destaque de amanhã, com suas ideias inéditas, roteiros irreverentes e experimentações variadas”, diz Borges.

Esta edição, de 2024, foi a segunda em número de inscritos ao longo dos sete anos de existência do festival e selecionou curtas-metragens dos estados Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará, Bahia, Ceará, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, São Paulo, Pernambuco, Goiás, Amapá e Distrito Federal. Segundo um dos idealizadores e diretores evento, Wellington Sari, a quantidade de inscrições marca a importância do Metrô. “Recebemos mais de 475 inscrições de todo o país, em que selecionamos 48 produções para serem exibidas durante os dias de realização do evento, todas com sessões gratuitas na Cinemateca de Curitiba”, explica Sari.

Resultados das oficinas

Entre as oficinas que também acontecem na programação do Metrô, a Prática de Realização de Filmes Contra o Baixo Astral, ministrada pelo cineasta William Biagioli, propôs aos participantes a realização de obras audiovisuais coletivas durante o festival. Os filmes foram exibidos na cerimônia de premiação e alguns já podem ser conferidos no canal oficial do evento no Youtube.

Metrô 2024

A 7ª edição do Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro aconteceu entre 27 de agosto a 1º de setembro de 2024, na Cinemateca de Curitiba (R. Pres. Carlos de Carvalho, 1174, bairro São Francisco), com programação gratuita. O evento foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo no Paraná. Outras informações, aqui.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Filme paranaense ganha menção honrosa no festival Metrô”

  1. Parabéns ao “Plural Curitiba”, registrando a premiação filmes paranaense no Festival Metrô. Curitiba sempre foi destaque na produção de filmes. Porém Falta mais apoio. E a divulgação também é necessário. Cumprimentos a Luciana Nogueira Melo, que acompanha essa importante atividade cultural no Paraná.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima