Banca para artistas drags do Sindicato dos Artistas encerra inscrições nesta sexta (9)

Paraná é o primeiro estado no Brasil com banca drag para registro profissional; o edital foi lançado pelo Sated/PR

Estão abertas as inscrições para a Banca Online de Aferição de Capacidade Profissional de Atriz e Ator com Experiência em Transformismo/Arte Drag. Podem participar drag queens, drag kings, drag queers, e drag monsters de todo o Paraná, o prazo para preenchimento do formulário online encerra nesta sexta-feira (9). A taxa de inscrição é R$ 200, o pagamento pode ser parcelado no cartão de crédito em duas vezes.

O edital da banca foi lançado pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado do Paraná (Sated/PR), é a primeira iniciativa é no Brasil que irá avaliar e certificar esses artistas para obtenção de registro profissional emitido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). 

Etapas

As estampas do processo para obter o registro conhecido popularmente como DRT são: análise documental, participação obrigatória obrigatória no curso online Oficinão de  Saberes, marcado para dia 15 de setembro, e avaliação de cenas enviadas em vídeo (os critérios observados serão interpretação e compreensão de texto, consciência corporal, expressão vocal, composição e entendimento de cena, e caracterização – maquiagem, figurino e adereços). 

Exigências

Para participar do processo é preciso comprovar a realização de 10 trabalhos (no mínimo) de transformismo no período de três anos ou mais e possuir o ensino  médio completo; enviar os documentos pessoais listados no edital, certidões escolares, comprovante de residência, e currículo, além dos vídeos de performances.

Leia mais: Sindicato dos artistas lança primeira banca de profissionalização para drags do Brasil

Resultados e recursos

Os resultados serão divulgados no dia 27 de setembro, no site do SATED/PR. Quem alcançar ou ultrapassar a pontuação mínima estabelecida no edital deve, então, entrar em contato com a equipe do sindicato para solicitar a emissão do registro profissional. Os recursos para revisão de notas serão aceitos até o dia 30 de setembro. 

Exemplo ultrapassou fronteiras

Inspiradas pelo Paraná, as drags da Bahia iniciaram os processos necessários para a profissionalização de artistas de transformismo no estado. Este movimento, bem como o paranaense, é uma iniciativa para promover a valorização e o reconhecimento da arte drag em todo o Brasil. 

A conquista do registro profissional para a classe é considerada de extrema importância por líderes de movimentos e instituições que defendem a cidade e os direitos da comunidade LGBTQIA+ que já declararam opiniões, como o fundador do Grupo Dignidade e da Aliança Nacional Toni Reis. “A importância de valorizar essa profissão é reconhecer um trabalho que precisa de técnica, capricho, você precisa de uma boa maquiagem, boas bijuterias, bom vestido e bom humor”, diz ele. “O Paraná está se destacando em reconhecer estas profissionais que dão alegria para a comunidade.” 

Banca de registro profissional de artistas do transformismo e Arte Drag

Inscrições abertas até dia 9 de agosto, sexta-feira. Outras informações sobre o edital e inscrições no site do Sated/PR.

O valor da taxa de inscrição é R$ 200 (pode ser parcelada no cartão de crédito em duas vezes).

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima