Leituras no Belvedere promove obras de autores do Paraná

A iniciativa pretende divulgar o trabalho dos escritores da Academia Paranaense de Letras e também formar novos leitores

A Academia Paranaense de Letras (APL) dá início neste sábado (24) ao ciclo gratuito Leituras no Belvedere. Os encontros acontecem até novembro e buscam promover a produção cultural dos integrantes da instituição, além de estimular e formar novos leitores pelo contato com obras que estão ligadas ao Paraná.

A seleção escolhida apresenta títulos de autores como Paulo Leminski, Helena Kolody, Valêncio Xavier, Domingos Pellegrini e Carlos Dala Stella. A programação ainda apresenta leituras feitas por acadêmicos sobre obras de William Shakespeare, historiografia do cinema no estado e da presença feminina no cancioneiro. Em um segundo momento, também estão programadas leituras em escolas municipais em bairros carentes de Curitiba, com atividades planejadas para crianças e jovens.

Paulo Leminski e Paulo Vítola

A abertura das atividades, neste sábado, apresenta o presidente da APL Paulo Vítola para ler textos de Paulo Leminski. “Tenho a honra de abrir esse projeto, no dia em que se comemora 80 anos do nascimento do Leminski, lendo diversos textos dele”, diz ele. Vítola também considera o projeto uma ferramenta importante para estimular o hábito da leitura. “Em um bom livro, sempre encontramos experiências contadas por uma voz única que nos conduz a compreender melhor e mais profundamente a nossa própria condição. Nesse tempo em que os meios de comunicação propõem uma sede insaciável por novas distrações rápidas, a leitura de um livro pode significar o encontro com seu mundo emocional e com o mundo da razão e das ideias. A leitura pode desenvolver em cada um a dimensão do que é ser humano.” 

Ideias e incentivo

O projeto nasceu de uma ideia da professora e vice-presidente da APL Marta Morais da Costa, para reforçar a importância da leitura frente ao cenário atual, em que o hábito de ler cai vertiginosamente entre os brasileiros. A pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgada em 2020 pelo Instituto Pró-Livro e Itaú Cultural, revelou que o país perdeu 4 milhões e 600 mil leitores em quatro anos. 

“A leitura é a base para o crescimento profissional, intelectual e cultural de qualquer indivíduo, independentemente de seu agrupamento ou nação. A APL quer participar de uma mudança de horizontes na área da cultura, trazendo de forma efetiva e afetiva o exercício da leitura, em especial os textos pertencentes à área da música, da literatura, do cinema e do teatro”, fala Marta, que também assina a curadoria da iniciativa.

Programação completa

24 de agosto – Paulo Vítola – A obra de Paulo Leminski 

14 de setembro – Adélia Maria Woellner – A obra de Helena Kolody

21 de setembro – Liana de Camargo Leão – O teatro de William Shakespeare 

28 de setembro – Fernando Severo – Pesquisas historiográficas e publicações existentes sobre o cinema paranaense 

5 de outubro – Etel Frota – O cancioneiro feminino no Paraná 

19 de outubro – Nilson Monteiro – A obra de Domingos Pellegrini 

26 de outubro – Luci Collin – A obra de Valêncio Xavier 

09 de novembro – Marta Morais da Costa – A poesia de Carlos Dala Stella

Leituras no Belvedere

De 24 de agosto até 9 de novembro, sempre aos sábados, das 10h às 12h, na sala de reuniões do Palácio Belvedere, sede da Academia Paranaense de Letras (Praça João Cândido s/n, São Francisco – Curitiba). Participação gratuita. Inscrições aqui.

O projeto Leituras no Belvedere tem o incentivo da Serra Verde Express, é produzido pela Duplo Produções e tem realização da Academia Paranaense de Letras, foi aprovado pelo Mecenato Subsidiado da Fundação Cultural de Curitiba.

Outras informações aqui.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Leituras no Belvedere promove obras de autores do Paraná”

  1. Valnei Francisco de França

    Excelente proposta. Apresentar as letras fixas irão incentivar novos escritores, leitores, admiradores. Vale uma tentativa de criar focos desta proposta nas Escolas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima