Matheus Lelis lança livro “Emília e as Rainhas” na Gibiteca

Lançamento da obra inspirada na falta de protagonismo negro e diversidade na literatura infantil é nesta sexta-feira (26), em Curitiba

O livro de estreia de Matheus Lelis como escritor e ilustrador, “Emília e as Rainhas”, será lançado nesta sexta-feira (26), às 19h, na Gibiteca de Curitiba. A obra é direcionada ao público infantil  e teve como inspiração a falta de protagonismo negro e diversidade na literatura para as crianças. O enredo conta a história de uma menina que, durante uma aula, percebe não conhecer nenhuma rainha negra e de cabelos crespos como ela. A publicação é do selo infantil Artêrinha, da editora Appris.

Representatividade

“A principal mensagem que desejo transmitir com o livro é a importância da representatividade no desenvolvimento da autoestima das crianças. Se ao longo da vida não vemos pessoas com características e origens semelhantes ocupando diversos espaços na sociedade, como os mais elitizados, começamos a nos questionar se conseguimos conquistar também o que sonhamos”, diz Lelis, de 24 anos, nascido na cidade de Goioerê, interior do Paraná. Além de designer gráfico, ele trabalha como concept artist (artista conceitual) na área de jogos, criando universos mais diversos e inclusivos para os jogadores. 

Para ele, o protagonismo de autores negros no Brasil pode contribuir para combater o racismo estrutural no país. “Há excelentes autores abordando questões raciais no Brasil, mas a visibilidade ainda é restrita a um pequeno grupo seleto em comparação com a quantidade de produções existentes.”

Leia também: Consulta Pública do Troféu Gralha Azul está aberta até quarta-feira (24/7)

“Emília e as Rainhas”

Em “Emília e as Rainhas”, o autor presta homenagem para sua mãe, que tem o mesmo nome da protagonista. “Ela fez o possível e o impossível, enfrentando os desafios de ser mãe solo e mulher negra, para me dar uma excelente educação”, diz Lelis. Na história, Emília revisita um conto sobre quatro rainhas negras em busca de inspiração para uma aula temática, sobre o período medieval na escola. Mas decide que irá vestida como sua mãe, Laurinda, a rainha de sua vida.

Lançamento do livro “Emília e as Rainhas”, de Matheus Lelis

Dia 26 de julho (sexta-feira), às 19h, na Gibiteca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533ª – Centro). Entrada Franca.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima