Mês das Crianças tem festival com teatro, exposições e atividades gratuitas em Curitiba

A programação da 12ª edição do "Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças de Todas as Idades" está em cartaz até o dia 27 de outubro

Curitiba é o palco da 12ª edição do festival “Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças de Todas as Idades”, com participação de companhias do Brasil e do Paraguai em dez espetáculos gratuitos, além da exposição “Trajetória do Teatro de Regina Vogue” e outras atividades. A programação acontece até dia 27 de outubro no Teatro Zé Maria e na Cia do Abração (grupo que promove a iniciativa).

Nesta temporada, há sessões exclusivas para alunos da rede municipal e sessões abertas ao público aos fins de semana. As companhias participantes são Cia do Abração (Curitiba); Afeto (Curitiba); Céu Vermelho (Curitiba); Cia. Regina Vogue (Curitiba); Cia Tupi Pererê (Curitiba); Grupo Obragem (Curitiba); Companhia Karagozwk (Curitiba); Circo Teatro Sem Lona (Maringá/PR); e Grupo Kunu´u Títeres (Assunção/Paraguai).

Exposição com homenagem à Regina Vogue

Durante o evento, o público poderá visitar a exposição “Trajetória do Teatro de Regina Vogue” em homenagem à atriz e produtora com trajetória brilhante no teatro infantil, com mais de 50 espetáculos entre produzidos e estrelados por ela e também sua própria companhia. A mostra está em cartaz às sextas das 13h às 18h), aos sábados (das 14h às 18h) e aos domingos (das 9h às 13h) no hall de entrada do teatro Zé Maria. Além da mostra, a famosa personagem de Regina – Bruxa Onilda – dá nome ao troféu para os participantes do festival.

Leia também: Livro  “Cadê a Perna do Pererê?” ganha versão impressa

Espetáculos abertos ao público

QUANDO A CRIANÇA ERA CRIANÇA – 19/10 (sábado) às 16h

CIA. REGINA VOGUE – Curitiba/ PR

Sinopse – Quando a criança era criança é uma visão poética da infância nos dias de hoje. O trabalho mescla, com certa nostalgia, o universo fabuloso e sonhador de um garoto que cresceu viajando com uma trupe mambembe de teatro, ao dos modernos recursos eletrônicos que invadem a vida das crianças de hoje. Essa fusão de dois tempos diferentes – passado e presente – nos dá a possibilidade de nos comunicar com crianças e com adultos.

Duração:45min
Classificação – Livre

FALA BICHO – 20/10 (domingo) às 11h

Cia Tupi Pererê – Curitiba/PR

Sinopse O show Fala Bicho é uma homenagem as canções que têm o “bicho” como referência a partir das poesias de Paulo Leminski trazidas pelo livro O Bicho Alfabeto. Curiosamente os bichos são criados a partir de papéis coloridos e executados por Guga Cidral. O Tupi Pererê é formado por artistas da área da música e das artes cênicas. Cantando e encantando crianças de todas as idades, o grupo tem projetos artísticos voltados às infâncias, sempre com um olhar crítico e análise de suas produções: como entender o teatro e a música para crianças.

Duração: 50min

Classificação – Livre

TODOS OS CAMINHOS CONDUZEM AO MONTE – 26/10 (sábado) às 16h

GRUPO Kunu´u Títeres – ASSUNÇÃO/ PARAGUAI

Sinopse – A obra conta a história de um animal do Chaco ameaçado de extinção, uma fêmea Tatú Carreta, que é retirada de sua casa nas montanhas para ser exposta no Zoológico de Assunção. É na corrida de touros que ela conhece Kaí, um macaco simpático e amoroso. tecnológico, que passa várias horas do dia fazendo piadas com Zandro, o dono do Zoológico. Ambos os animais aprenderão com os modos de vida opostos um do outro. A vida na montanha e a vida na cidade aparecerão em diálogos e conflitos. Juntos eles tentarão o impossível para realizar o desejo de Tatú: voltar para sua montanha e recuperar sua liberdade.

Duração:45min
Classificação – Livre

SECRETOS DE ÑANDUTY – 27/10 (domingo) às 11h

GRUPO Kunu´u Títeres – ASSUNÇÃO/ PARAGUAI

Sinopse “Secretos de ñandutí” conta, sem palavras, a história de Anastasia, uma avó tecelã de ñandutí (espécie de renda artesanal, patrimônio cultural do Paraguai), que na Guerra do Guasú (1870) perdeu o coração e, com ele, a habilidade e a vontade de tecer. Muitos anos depois, sua bisneta Eireté, que também vive com um buraco no peito, inicia uma busca para desvendar sua história. Uma aranha ancestral será quem revelará o segredo escondido entre os fios da avó. – O coração é um novelo feito de memórias.

Duração: 50min

Classificação – Livre

Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças de Todas as Idades – 12ª edição

Até 27 de outubro de 2024, no Teatro Zé Maria (R: Treze de Maio, 655, São Francisco).

  • Retirada dos ingressos gratuitos para os espetáculos com 30 minutos de antecedência. Sujeito a lotação da casa.

Outras informações, aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima