Mostra de filmes de Djibril Diop Mambéty entra cartaz em Curitiba

Obras do artista senegalês que abordou questões políticas e sociais da Africa de maneira única serão exibidas na Caixa Cultural

De quinta-feira até domingo (22 a 25), os curitibanos podem assistir gratuitamente filmes de Djibril Diop Mambéty em uma mostra com títulos como “Touki Bouki – A Viagem da Hiena”, “Hienas” e “A Pequena Vendedora de Sol”. A proposta é apresentar a visão do artista senegalês, que redefine a linguagem do cinema africano, e também despertar questionamentos sobre estruturas tradicionais e explorar novos horizontes estéticos. Além da mesa de abertura e seis sessões de filmes com debates, a programação inclui uma oficina de direção de arte e figurino, com Bea Gerolin. Os ingressos são gratuitos.

Djibril Diop Mambéty

Mambéty é amplamente reconhecido por sua abordagem inovadora e irreverente na produção de imagens, especialmente no contexto da descolonização. Nascido em 1945, Mambéty iniciou sua carreira como ator e lançou seu primeiro curta-metragem em 1969. Em 1973, dirigiu Touki Bouki, um longa-metragem de grande relevância, renomado por fugir da linearidade tradicional que tantas vezes encontramos nas narrativas cinematográficas. Apesar de ter uma filmografia curta, Mambéty conquistou notoriedade por abordar questões políticas e sociais do continente africano de maneira única, utilizando símbolos não convencionais e elementos do cinema experimental.

Leia também: Oficina de guitarra baiana em Curitiba tem inscrições gratuitas

Programação

Dia 22/08 – Quinta-feira

18h30 Mesa de Abertura – Atividade com intérprete de Libras

19h30 Hienas (110 min) – Sessão com janela de Libras

21h30 Debate – Atividade com intérprete de Libras

Dia 23/08 – Sexta-feira

19h30 O Franco (45 min.) – Sessão com janela de Libras

20h20 Debate – Atividade com intérprete de Libras

Dia 24/08 – Sábado

10h30 – 13h30 – Oficina Direção de Arte e Figurino na Obra de Mambéty, com Bea Gerolin – Atividade com intérprete de Libras

16h00 Título a ser confirmado + Vamos Conversar, Avó (62 min)

17h10 Debate

19h30 A Pequena Vendedora de Sol (45min) – Sessão com janela de Libras

20h20 Debate – Atividade com intérprete de Libras

Dia 25/08/2024 – Domingo

16h00 Cidade de Contrastes + Badou Boy (78min)

17h25 Debate

19h30 Touki Bouki – A Viagem da Hiena (95min)

21h10 Debate

Mostra Especial Djibril Diop Mambéty

De 22 a 25 de agosto, quinta-feira a partir das 18h30; sexta-feira, às 19h30; sábado, a partir das 16h00; e domingo, a partir das 16h; na Caixa Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro). Ingressos gratuitos.

Classificação indicativa: 14 anos.

O evento contará com algumas sessões acessíveis em Libras e Audiodescrição, e há acesso para pessoas com deficiência.

Outras informações, aqui.

A Mostra Especial Djibril Diop Mambéty é uma produção da Cartografia Filmes, com apoio da CAIXA Cultural e Candaces Produção Cultural. Apoio Cultural: Institut Français, Embaixada da França no Brasil e Cinemateca da Embaixada da França. Realização: Lei Paulo Gustavo – Ministério da Cultura – Governo Federal. Projeto realizado por meio da Lei Municipal Complementar 57/2005 do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretaria da Cultura e Governo Federal.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima