Olhar de Cinema: confira a programação dos seminários gratuitos

Além de assistir às mostras com exibições de filmes, dá para aprender e conversar sobre mercado e linguagem do cinema durante o festival

A 13ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba está chegando, será de 12 a 20 de junho, com uma programação dividida entre mostras de filmes – são mais de 80 longas e curtas-metragens de todo o mundo – e também outras atividades bacanas para estudantes, profissionais ou cinéfilos curiosos.

As inscrições para as oficinas gratuitas já encerraram, mas isso não é motivo para desespero. Entre tudo o que dá para aproveitar durante o no evento, um dos mais respeitados no Brasil, tem uma série de seminários gratuitos que vale a pena colocar na agenda. Eles são abertos ao público e não exigem inscrições antecipadas, a maioria será no final do período da manhã, mas ainda tem duas opções à noite e uma à tarde, alguns são online e outros presenciais. Os que devem ser mais concorridos são o de Cinema Negro e o Cinema de Luta, que são destaques na programação.

Confira quais são os seminários do Olhar de Cinema 2024 e os detalhes sobre cada um a seguir.

Programação de seminários do Olhar de Cinema

Equipe de Curadoria do 13º Olhar de Cinema

05/06/24 – quarta-feira | 19:00 – 20:00 – online (ao vivo pelo perfil evento no Youtube e Instagram)

Detalhes

Uma conversa aberta ao público com a equipe de curadoria desta edição festival sobre a seleção dos filmes e eventos.

Mediação

Antonio Gonçalves Jr – Co-Fundador, Diretor Geral e Diretor Artístico do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba.

Quem participa da conversa

  • Camila Macedo – Pesquisadora, curadora e realizadora de cinema. Doutoranda em Educação pela UFPR e bacharel em Cinema pela Unespar.
  • Eduardo Valente – Cineasta, crítico e programador de cinema. Formado em cinema pela UFF, com mestrado pela USP.
  • Carla Italiano – Pesquisadora e curadora. Doutoranda em Comunicação Social pela UFMG.
  • Gabriel Borges – Curador, cineclubista, montador e diretor de cinema. Mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Unespar.
  • Kariny Martins – Curadora, pesquisadora e roteirista. Mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Unespar e em Comunicação pela UF. 
  • Giulia Maria – Estudante de Cinema na Unespar, curadora, programadora, cineclubista e cineasta.
  • Carol Almeida – Pesquisadora, professora e curadora de cinema. Doutora em Comunicação pela UFPE.

Três Tempos de Hou

06/06/24 – quinta-feira | 19:00 – 20:00 – online (ao vivo pelo perfil evento no Youtube e Instagram)

Uma conversa em torno dos filmes, estilo e trajetória de Hou Hsiao-hsien, homenageado na mostra Olhar Retrospectivo desta edição, que apresenta oito longas-metragens do cineasta. O artista é considerado um dos mais influentes dos últimos 40 anos e as produções selecionadas pela curadoria do festival apresentam três fases da carreira do diretor: o estabelecimento de sua visão de mundo e do cinema nos anos de 1980, a consolidação de seu estilo e o reconhecimento mundial nos anos 1990, e suas obras de “maturidade”, do século XXI. 

Mediação

Gabriel Borges – Curador do Olhar de Cinema.

Quem participa da conversa

  • Cecília Mello – Pesquisadora.
  • Felipe Furtado – Crítico de cinema.
  • Ruy Gardnier – Professor e crítico de cinema.

Curta-Metragem em Foco: A importância do Formato e de seu Financiamento para o desenvolvimento das produtoras independentes

13/06/24 – quinta-feira | 11:30 – 12:30 – Presencial no Cine Passeio

Os curtas-metragens, bem como o financiamento para a produção desses filmes, são fundamentais para o desenvolvimento das produtoras independentes. Assim, o papo proposto neste seminário é sobre o que é um curta, considerando o formato como possibilidade para experimentações e ferramenta para projeção nacional e internacional de produtoras e realizadores, com exemplos de trajetórias de produções independentes. O encontro tem apoio da AVEC-PR.

Quem participa da conversa

  • Mano Cappu – Cineasta, rapper e sócio-fundador da Cwblack.
  • Artur Ianckievicz – Roteirista e coordenador de programação do Festival Kinoarte de Cinema.
  • Larissa Nepomuceno – Mestra em educação, pesquisadora e documentarista.
  • Ribamar Nascimento – Cineasta e diretor do longa-metragem “A Cápsula” (em exibição na Mostra Mirada Paranaense).
O filme “A Cápsula” será exibido em duas sessões no Olhar de Cinema: no mesmo dia deste seminário, 13 de junho, quinta-feira, às 18h15, no Cinemark Mueller; e no dia seguinte, 14 de junho, sexta-feira, às 16h20, no Cine Passeio Ritz.

Preservação Audiovisual e Cinema Negro no Brasil: O Caso de Restauração de ‘Um É Pouco, Dois É Bom’ (1970)

14/06/24 – sexta-feira | 11:30 – 12:30 – Presencial no Cine Passeio

Entre os pontos de destaque desta edição do festival, está a preservação audiovisual do cinema negro no Brasil, tomando como exemplo a versão restaurada e digitalizada em 4k do filme “Um é Pouco, Dois é Bom” (1970), de Odilon Lopez, que terá exibição de estreia no Olhar de Cinema. A partir do estudo do caso desse filme, recuperado digitalmente em 2024 em projeto realizado numa parceria entre Cinemateca Capitólio, Indeterminações e Mnemosine Serviços Audiovisuais, a conversa abordará o processo de retomada do longa-metragem com seus aspectos técnicos, impactos políticos e históricos para o campo do audiovisual nacional.

A discussão passará por questões sobre como a recirculação de uma obra como essa pode reorientar a forma de escrever a história do cinema brasileiro e ajudar nas articulações de políticas de preservação do audiovisual de autorias negras.

Representantes do projeto que participam da conversa

  • Débora Butruce – Preservadora audiovisual, produtora cultural e curadora. Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP.
  • Gabriel Araújo – Jornalista, crítico, programador e curador de cinema.
  • Lorenna Rocha – Historiadora, crítica e programadora de mostras e festivais de cinema.
  • Marcus Mello – Pesquisador, programador e editor da revista sobre cinema “Teorema”.
  • Vanessa Lopez – Jornalista e filha de Odilon Lopez.
A versão em 4K de “Um é Pouco, Dois é Bom” será exibida em duas sessões no Olhar de Cinema: um dia antes deste seminário, 13 de junho, quinta-feira, às 19h45, no Cine Passeio Ritz; e após o seminário, no dia 16 de junho, domingo, às 16h30, no Cinemark Mueller.

Cinema de Luta

15/06/24 – sábado | 11:30 – 12:30 – Presencial no Cine Passeio

A Mostra Foco desta edição do Olhar de Cinema será dedicada ao Cinema de Luta, com longas brasileiros que usam a prática audiovisual como parte de uma luta por mudanças efetivas em seu entorno. Neste seminário a reflexão é sobre o cinema entendido como parte intrínseca de lutas sociais, a partir dos filmes selecionados para a Mostra Foco.

Mediação

Camila Macedo – Pesquisadora, curadora e realizadora de cinema. Doutoranda em Educação pela UFPR e bacharel em Cinema pela Unespar.

Quem participa da conversa

Amanda Caroline da Silva – Coordenadora da comunicação do Núcleo Periférico, educadora na Escola Popular de Cinema do Núcleo Periférico e ativista social em movimentos por moradia.

Uilma Queiroz – Mestre em História, pesquisadora, educadora e realizadora audiovisual

Pedro Charbel – Mestre em sociologia e bacharel em Relações Internacionais. Co-diretor de “Não Existe Almoço Grátis” (em exibição na Mostra Foco).

O filme “Não Existe Almoço Grátis”, será exibido em duas sessões no Olhar de Cinema após a data desse seminário: no 16 de junho, domingo, às 20h, no Cine Passeio Ritz; e no dia 18 de junho, terça-feira, às 14h, no também no Cine Passeio Ritz.

Arthur B. Senra – Cineasta. Mestrando em comunicação, especialista de Processos Criativos em Palavra e Imagem e bacharel em Cinema e Vídeo. Diretor de “Lagoa do Nado – A Festa de Um Parque” (em exibição na Mostra Foco).

O filme “Lagoa do Nado – A Festa de Um Parque”, será exibido em duas sessões no Olhar de Cinema: no mesmo dia deste seminário, no dia 15 de junho, sábado, às 18h, no Cine Passeio Luz; e depois, no dia 17 de junho, segunda-feira, às 14h, no Cine Passeio Ritz.

Matias Borgström – Documentarista e cofundador do festival de documentários Citronela Doc. Diretor de “Ouvidor” (em exibição na Mostra Foco).

O filme “Ouvidor”, será exibido em duas sessões no Olhar de Cinema após a data deste seminário: no dia 17 de junho, segunda-feira, às 20h, no Cine Passeio Ritz; e no dia 19 de junho, quarta-feira, às 14h45, no também no Cine Passeio Ritz.

Escrever o cinema: lançamento de livros sobre Candeias, De Palma e Herzog

15/06/24 – sábado | 14:00 – 15:00 – Presencial no Cine Passeio

Conversa sobre o lançamento de três novos livros da coleção “Escrever o Cinema”, da Editora A Quadro.

Escrito por Jéssica Frazão, “A Verdade no Cinema Documentário de Werner Herzog”, explora a temática da verdade no cinema do diretor alemão, observando a relação homem/natureza como possibilidade de alcançar uma verdade fílmica proposta por Herzog.

Sissi Valente é a autora de o “O Cinema Disruptivo de Ozualdo Candeias: Morte, Desengano e Marginalidade”, analisando duas obras do diretor, “A Margem” e “Aopção: ou As Rosas da Estrada”, e problematizando a idade de marginalidade dos personagens do cineasta brasileiro. 

Wellington Sari assina o livro “Brian de Palma, A opacidade mascarada”, que reúne referências cinematográficas do diretor, características e diálogos com outros nomes como Dario Argento e Alfred Hitchcock.

Mediação

Marcelo Miranda – Presidente da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) de 2021 a 2023, jornalista, crítico de cinema, pesquisador e curador.

Com a participação dos três autores.

O Mercado de Vendas Internacionais de Filmes independentes

18/06/24 – terça-feira | 11:30 – 12:30 – Presencial no Cine Passeio.

A distribuição internacional dos filmes é um grandes desafios do cinema contemporâneo. As vendas internacionais podem constituir parte importante da receita dos filmes e garantir que ele seja visto por uma grande audiência no mundo todo. Por isso, esse seminário discute e apresenta os caminhos e possibilidades para venda internacional dos filmes independentes entre as telas dos cinemas, festivais, streamings e canais de televisão, a partir da troca de experiências com agentes de vendas internacionais.

Mediação

Raiane Rodrigues – produtora audiovisual e produtora executiva.

Quem participa da conversa

Egle Cepaite – Graduada em Filosofia e atuante nas áreas de Teoria do Cinema e Gestão de Artes e Cultura.

A conversa é uma extensão da participação de Egle Cepaite no CURITIBAlab Pós, laboratório de pós-produção que acontece durante o festival.

Marketing e Comunicação de Filmes Independentes

19/06/24 – quarta-feira | 11:30 – 12:30 – Presencial no Cine Passeio

Diálogo sobre formas de comunicação de um filme a partir de seu desenvolvimento até a distribuição, com foco no engajamento de parceiros e públicos a partir de festivais de cinema, que são a primeira janela de exibições de filmes. O papo passará por questionamentos sobre a melhor maneira para apresentar e divulgar filmes independentes, estratégias para potencializar o lançamento e desenvolvimento de obras, entre outros.

Mediação

Rodrigo Cook – Produtor criativo executivo

Quem participa da conversa

Joanna Solecka – Estrategista de marketing de filmes e mídias sociais, e uma das consultoras do CURITIBAlab Pós.

Olhar de Cinema – De 12 a 20 de junho

A 13ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba exibe produções para as crianças, estreias nacionais e internacionais, obras de cineastas paranaenses, clássicos restaurados e reapresentados na telona em alta definição.

A programação é dividida nas seguintes mostras: Competitiva Brasileira, a Competitiva Internacional, a Novos Olhares, a Mirada Paranaense, a Exibições Especiais, a Olhar Retrospectivo, a Olhares Clássicos, a Foco, e a Pequenos Olhares, além dos filmes especiais de abertura e encerramento. As exibições são no Cine Passeio, no Cinemark Mueller, na Ópera de Arame e também no Teatro da Vila, no CIC.

Os ingressos estão à venda no site oficial do evento com valores a partir de R$8 (meia-entrada). Todas as sessões no Teatro da Vila são gratuitas.

Olhar de Cinema no streaming: de 18 de junho a 7 de julho os curtas-metragens brasileiros em exibição no festival também poderão ser assistidos gratuitamente na plataforma de streaming Itaú Cultural Play.

Programação completa e outras informações aqui, e também nas redes sociais oficiais do evento: Instagram @olhardecinema e Facebook.com.br/Olhardecinema. Verifique a classificação indicativa de cada filme e sessões com acessibilidade de audiodescrição.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima