Onde rolam os grandes shows de Curitiba?

Confira a lista dos locais que recebem as turnês dos maiores nomes da música na cidade e os pontos fortes de cada um

Curitiba se tornou destino de grandes turnês de shows nacionais e internacionais, e os fãs agradecem. Sem contar que agora até fazem fila muito antes da data dos eventos nos portões dos locais preferidos pelos astros e estrelas da música para suas apresentações. Fique ligado nas diferenças entre cada local e se prepare para aproveitar o melhor que os espaços têm a oferecer. 

Para isso, o Plural fez uma lista com os lugares da cidade que mais pintam no calendário dos shows e reuniu informações sobre cada um deles. Confira! 

1. Pedreira Paulo Leminski

Sem dúvida é um dos locais mais impressionantes para ver um show. O espaço é ao livre (sim, no passado foi uma pedreira) rodeado de natureza, e o visual torna a experiência de ver uma grande performance neste – que é considerado o maior palco fixo a céu aberto da América Latina – algo único.

A capacidade é para cerca de 30 mil pessoas, em uma área de mais de 100 mil metros quadrados com palco de 480 metros quadrados. A administração de todo o complexo formado pela Pedreira, mais o Vale da Música e o teatro Ópera de Arame, é da empresa DC Set

Alguns detalhes sobre a Pedreira:

  • Existe área com acessibilidade para pessoas com deficiência.
  • O estacionamento oficial é fechado em dias de shows (mas estacionamentos particulares ficam abertos na região), e o trânsito é bloqueado nas ruas ao redor da Pedreira.
  • O indicado é usar aplicativos de mobilidade e o transporte coletivo (dependendo do porte do show, linhas funcionam do centro da cidade até o local).
  • A lista dos objetos permitidos e proibidos é determinada pela produção de cada show.

Endereço

Rua João Gava, 970 – Abranches, Curitiba-PR. Outras informações no site: www.parquedaspedreiras.com.br.

2. Arena da Baixada (Ligga Arena)

O Estádio Joaquim Américo Guimarães, mais conhecido como Arena da Baixada, agora se chama Ligga Arena. Com capacidade para 45 mil pessoas, foi inteiramente reformado para a Copa do Mundo de 2014 e hoje é considerado um dos mais modernos estádios do Brasil. Por exemplo, tem grama sintética e é o primeiro da América Latina totalmente coberto com teto retrátil. Numa cidade carinhosamente apelidada de “Chuvitiba”, isso faz diferença para curtir um show sem ficar encharcado.

Alguns detalhes sobre a Ligga Arena:

  • Tem 212 assentos para cadeirantes, 46 para deficientes visuais, 88 para pessoas com mobilidade reduzida e 88 para obesos (a disposição pode variar conforme o show).
  • O preço informado pela recepção do estádio para o estacionamento oficial do espaço é de R$ 50 e existem 600 vagas disponíveis, o acesso é pela Avenida Brasílio Itiberê.
  • As quadras mais próximas têm trânsito bloqueado nas datas dos shows (principalmente para o acesso na rua Buenos Aires).
  • O indicado é usar transporte coletivo ou aplicativos de mobilidade. Atenção: insira como destino Ligga Arena ou Estádio Joaquim Américo Guimarães, ou ainda o endereço completo do lugar (se colocar Arena da Baixada, o local não é o correto).
  • A lista dos objetos permitidos varia para cada evento.

Endereço

Rua Buenos Aires, 1.260 – Água Verde, Curitiba-PR. Outras informações no site: www.athletico.com.br.

3. Couto Pereira

O Estádio Major Antônio Couto Pereira, conhecido como Couto Pereira ou ainda como Estádio do Coxa, tem capacidade para 45 mil pessoas. Muita gente acredita que devido à localização e acústica, esse seja o melhor destino para um show de grande porte na cidade. 

Um dos gargalos do Couto (e também da Ligga Arena) é que a prioridade será dada sempre para o calendário de futebol. E nem poderia ser diferente, pois são estádios dedicados prioritariamente ao esporte. Isso tem enfurecido alguns fãs por impossibilitar a chegada de certas turnês de grande porte em Curitiba. 

Alguns detalhes sobre o Couto Pereira:

  • Existe espaço reservado para pessoas com deficiência.
  • A localização é central, mas paga-se o preço: várias ruas ao redor do estádio são bloqueadas em dias de shows de grande porte. O trânsito para chegar ao Couto perto do horário da abertura dos portões fica caótico.
  • O indicado é usar transporte coletivo ou aplicativos de mobilidade. 
  • O estacionamento oficial do estádio tem 400 vagas, mas em dias de grande procura é administrado pela Auto Park. É preciso confirmar o funcionamento para cada evento.
  • A lista dos objetos permitidos é divulgada pela produção de cada show.

Endereço

Rua Ubaldino do Amaral, 37 – Alto da Glória, Curitiba-PR. Outras informações no site: https://www.coritiba.com.br.

4. Teatro Guaíra

O Teatro Guaíra na verdade é um dos maiores complexos culturais da América Latina. Tem quase 17 mil metros quadrados e capacidade para 2,8 mil pessoas dividido em três auditórios: Bento Munhoz da Rocha Netto (também conhecido como Guairão), Salvador de Ferrante (o Guairinha) e Glauco Flores de Sá Brito (o Miniguaíra). Há também o Teatro Zé Maria, que fica em outro endereço, no bairro São Francisco. 

Os grandes shows que o Teatro Guaíra recebe acontecem no Guairão (o auditório Bento Munhoz da Rocha Neto), que tem mais de 2.100 lugares no total. A acústica é um dos pontos fortes em sua estrutura, com boca de cena de 16 metros (largura) por 7,50 metros (altura). O ponto fraco é a plateia com poltronas típicas de teatro tradicional, ou seja, o público não tem espaço para acompanhar seus ídolos em momentos mais dançantes. Os ingressos, normalmente, são vendidos com valores diferentes para plateia, primeiro e segundo balcão. 

Alguns detalhes sobre o Teatro Guaíra

  • 16 lugares são especiais para cadeirantes.
  • Está localizado no Centro da cidade.
  • Existem vários estacionamentos próximos ao Guaíra, e quase todos funcionam quando estão agendados shows no local. 
  • Não é permitido consumir bebidas ou alimentos na plateia.

Endereço

Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba-PR. Dica: A entrada para os shows é pela Rua Conselheiro Laurindo, s/n, em frente à praça Santos Andrade. Confira a localização ao inserir nos aplicativos de mobilidade. Outras informações no site:  www.teatroguaira.pr.gov.br

5. Teatro Positivo

O Teatro Positivo é o maior do Paraná com 2.400 lugares e também é um dos mais bem equipados do Brasil. A boca de cena vai de 10 a 18 metros, com altura de 8 metros. Uma de suas vantagens é a disposição da plateia (simplesmente você enxerga de qualquer assento tudo o que acontece no palco, e ainda pode dar uma dançadinha durante o show porque há espaço suficiente entre as fileiras). 

Contudo, os ouvidos mais apurados questionam a acústica do local. A localização é um pouco afastada do centro, mas o estacionamento dá conta com sobra do recado. Geralmente, os ingressos estão à venda por preços diferentes conforme cada setor da plateia.

Alguns detalhes sobre o Teatro Positivo:

  • Tem acesso e espaço reservado para pessoas com deficiência.
  • Está localizado no campus da Universidade Positivo.
  • O estacionamento é administrado pela Estapar e tem vagas que atendem mesmo em shows lotados, mas pode ser que a sua fique um pouco longe da porta do teatro. 

Endereço

Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido, Curitiba-PR. Outras informações no site: upx.art.br/espacos/teatro-positivo.

6. Live Curitiba

É uma casa de shows que pode receber até cinco mil pessoas em diferentes configurações de setores, administrada pela Opus Entretenimento. Antes de se chamar Live, já tinha história na noite curitibana, o local nasceu como Coração Melão e foi palco de bandas com o sotaque daqui, depois virou Fórum e abriu seu palco para grandes nomes do cenário musical nacional e internacional. Ainda funcionou como Curitiba Master Hall, antes de se tornar Live em 2015.

Alguns detalhes sobre a Live Curitiba:

  • A casa está preparada para receber pessoas com deficiência e o atendimento pode ser solicitado antecipadamente no setor responsável. 
  • O estacionamento é terceirizado e comporta até 500 carros.
  • Não é permitido entrar com bebidas ou alimentos.

Endereço

Rua Itajubá, 143 – Novo Mundo, Curitiba-PR. Outras informações no site: livecuritiba.com.br.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

error: Content is protected !!
Rolar para cima